Parlamentares lançam frente pela valorização das universidades federais

Evento foi realizado na manhã desta quarta-feira na Câmara dos Deputados 

Foi lançada na manhã desta quarta-feira (24) em Brasília  a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, com o lema “Sem investir no conhecimento não haverá desenvolvimento”. O reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, participou do evento, que reuniu reitores de diversas universidades, além de 70 deputados e 5 senadores.

A frente terá uma coordenação colegiada formada pelas deputadas Margarida Salomão (PT-MG), Alice Portugal (PCdoB-BA) e pelos deputados Danilo Cabral (PSB-PE), Edmilson Rodrigues (PSol-PA) e Túlio Gadêlha. “Esta Frente já garantiu grandes avanços para a educação em legislações anteriores, porém estamos vivendo um processo de ataque não só à autonomia universitária, mas também à sua subsistência, por meio de cortes sistemáticos nos orçamentos”, disse Margarida, que é ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

A frente parlamentar, suprapartidária, já conta com assinaturas de centenas de deputados e senadores e deve receber ainda mais adesões. 

Para o secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduino, existem várias maneiras de combater a autonomia universitária, entre elas, restringir o orçamento. “Quem não tem condições de executar seu projeto estratégico, seu PDI, sua atividade-fim também não tem autonomia.”

A frente parlamentar vai solicitar uma audiência no MEC para apresentar as demandas encaminhadas durante a reunião. Os deputados também se comprometeram em trabalhar pela mobilização popular para construção de projeto de lei que vise a revogação da Emenda Constitucional 95, além de apoiarem ações da UNE para a criação de comitês regionais em defesa da universidade pública.

A audiência teve a participação também de representantes da Fasubra, UNE, Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), Proifes, SBPC e Observatório do Conhecimento. 

N.O. 

Crédito da foto: Ramênia Vieira