Conselho de Representantes aprova encaminhamentos para deliberação sobre filiação nacional em agosto

CR também aprovou adesão da Apufsc ao Observatório do Conhecimento e mobilização em defesa da Universidade

Reunido na tarde desta quinta-feira (02), o Conselho de Representantes aprovou os encaminhamentos para a nova Assembleia Geral Extraordinária que vai deliberar sobre a qual entidade sindical nacional a Apufsc vai se filiar, como ficou decidido na votação online realizada em abril. Na reunião que marcou a posse de quatro novos conselheiros eleitos por seus departamentos, a proposta apresentada pela diretoria recebeu ajustes e sugestões no debate com os participantes e foi aprovada por ampla maioria, com apenas uma abstenção. A próxima AGE será realizada na segunda quinzena de agosto, para dar tempo para um debate aprofundado e o amplo esclarecimento da categoria sobre as opções de filiação (ANDES-Sindicato Nacional ou PROIFES-Federação), suas condições e consequências para a Apufsc. Até lá serão realizados debates tendo como convidados os presidentes das organizações nacionais, rodas de conversa com apoiadores de ambas as propostas nos diversos centros de ensino e campi do interior, e palestra com os advogados da Apufsc sobre as questões jurídicas envolvidas. 

Como ocorreu na AGE anterior, serão produzidos boletins informativos especiais preparatórios, tratando das mudanças necessárias para a filiação em entidade nacional, questões de ordem política e organizacional, implicações patrimoniais e financeiras e para a Carta Sindical da ApufscObservatório do Conhecimento e mobilização em defesa da Universidade

Na mesma reunião, o Conselho de Representantes aprovou a adesão formal da Apufsc ao projeto Observatório do Conhecimento, criado por um grupo de associações de docentes (filiados tanto ao Proifes quanto ao Andes, além de independentes) para monitorar e tentar influir em políticas públicas em defesa da ciência, da universidade e da categoria profissional.

Os conselheiros também debateram a conjuntura marcada por ataques à Universidade Pública e por tentativas de inviabiizá-la, assim como à produção científica nacional, pelo asfixiamento financeiro, e decidiram pela participação na mobilização nacional em defesa da Educação programada para o próximo dia 15 de maio. A Diretoria ficou encarregada de contatar a Reitoria e as demais entidades representativas da comunidade universitária para propor uma ação conjunta em defesa da Universidade, e os conselheiros organizaram comitê de mobilização para apoiá-la nesta ação.

Leia a ata da reunião do CR