CUn faz reunião aberta à comunidade para discutir corte de verba na UFSC

Será nesta quinta-feira, às 14h, no auditório da reitoria 

O Conselho Universitário realiza nesta quinta-feira (9), às 14 horas, uma reunião extraordinária, aberta à comunidade, para discutir os cortes no orçamento da UFSC, que podem superar os R$ 60 milhões. A reunião será no auditório da reitoria. 

A administração da universidade identificou no sistema do Ministério do Planejamento que o bloqueio orçamentário, inicialmente de R$ 46 milhões, foi ampliado, atingindo 35% dos recursos previstos para custeio e investimento em 2019.   As atividades que correm mais risco de corte são o restaurante universitário, a assistência estudantil e os serviços terceirizados, mas os cortes devem atingir todos os setores e afetar negativamente as atividades fim da universidade, como ensino, pesquisa e extensão.

Os números foram apresentados no início da semana aos diretores dos Centros de Ensino, com a orientação de que cortem imediatamente 30% nos duodécimos de todos os setores da UFSC,  para garantir o funcionamento da instituição pelo menos até agosto, quando o reitor Ubaldo Cesar Balthazar espera que o corte seja revertido.  

Hoje, Balthazar está em Brasília, para participar da reunião da Comissão de Orçamento da Andifes, que prepara os argumentos dos reitores que serão apresentados ao ministro da Educação numa audiência marcada para o dia 16.