Em Pernambuco, reitores se mobilizam para Dia D

Cinco universidades farão campanha para mostrar à sociedade importância do ensino superior público 

Reitores de cinco universidades de Pernambuco convocaram a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para um Dia D de mobilização contra os cortes nos orçamentos das instituições federais anunciados pelo MEC. O ato, marcado para o dia 21 deste mês, tem como objetivo alertar a população sobre a importância das universidades para o País.

Coordenada pela reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José Sena, a mobilização contra os cortes também tem a participação das universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Universidade de Pernambuco (UPE), mesmo não sendo federais públicas, se juntaram ao movimento.

 

A mobilização envolve a divulgação de vídeos nas redes sociais sobre as atividades feitas nas universidades, panfletagem e conscientização de pessoas em semáforos, mercados públicos e dentro das próprias instituições de ensino.

“Não há paralisação. A ideia é mostrar que nós funcionamos”, afirma o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro.

Estudantes 

Estudantes da UFPE, UFRPE e Univasf irão às ruas neste sábado (11) para mostrar à população algumas pesquisas e projetos desenvolvidos nas universidades. O movimento, iniciado pelo Instagram com contas que mencionam ironicamente a palavra “balbúrdia”, em referência ao termo utilizado pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre o corte de verbas das universidades, mostra projetos de extensão realizados por alunos e a importância deles para o País. 

Na reunião, foram discutidas estratégias de ações conjuntas para o fortalecimento da educação pública e a defesa das universidades federais em Pernambuco. Entre elas, a ida às ruas no Dia D para a sensibilização da sociedade sobre a importância das universidades federais através da exibição dos resultados de pesquisa e projetos de extensão e a organização de eventos com a popularização da ciência em espaços públicos. Outros pontos discutidos foram o fortalecimento da articulação interinstitucional e o engajamento das comunidades universitárias.

Mobilização

Através de uma mobilização realizada nas redes sociais, estudantes da UFPE, UFRPE e Univasf irão às ruas neste sábado (11) para mostrar à população algumas pesquisas e projetos desenvolvidos nas universidades. O movimento, iniciado pelo Instagram com contas que mencionam ironicamente a palavra “balbúrdia”, em referência ao termo utilizado pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre o corte de verbas das universidades, mostram projetos de extensão realizados por alunos e a importância deles para o País. 

Ao todo, o bloqueio de verba soma em todo Brasil cerca de R$ 2,2 bilhões. A ação ocorre nas cidades de Recife e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recifed+ e em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Na segunda-feira (6), estudantes da UFPE se reuniram no Centro de Educação, no campus Recife, em uma assembleia geral para se unirem contra o corte de verbas e discutirem sobre uma possível paralisação da educação.

Leia Mais: G1d+ Folha de Pernambuco