Com 52% dos recursos bloqueados, UFBA adota horário reduzido no recesso

A partir da próxima segunda-feira (8) até o dia 2 de agosto a UFBA vai funcionar apenas das 7h30 às 13h30 para economizar recursos

Com mais da metade do orçamento para 2019 inacessível, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai funcionar em  horário especial durante o recesso de julho para economizar água e energia elétrica. Conforme divulgado pela administração central da universidade, trata-se de uma medida emergencial, “adotada em caráter excepcional”, na tentativa de reduzir custos.

Do orçamento para este ano, 30% estão bloqueados, ou seja, o crédito está indisponível, e 22% estão contingenciados, o que significa que o crédito está previsto, mas sem data para ser liberado pelo Ministério da Educação (MEC).

“Enquanto não for revertido o bloqueio, a regularidade de nosso funcionamento pleno precisa ser repensada de modo emergencial. A UFBA precisará, mais do nunca, estar preparada para enfrentar uma dura travessia. É fundamental então nossa unidade na aplicação de medidas imediatas de contenção de despesas”, avalia o reitor João Carlos Salles. Sem poder contar com os recursos aos quais tem direito para custear as despesas básicas, não resta outra alternativa a não ser acentuar ainda mais o controle de gastos, acrescenta o reitor.

A portaria 082/2019, que estabelece as regras da medida, prevê poucas exceções: a matrícula presencial de alunos de graduação e pós-graduação, entre 22 e 26 de julho, o restaurante universitário e o funcionamento de laboratórios que não possam ser paralisados.

Leia mais: UFBA