Primeira reitora da UFRJ toma posse nesta terça-feira (2)

Eleita pela comunidade acadêmica, a médica Denise Pires de Carvalho é a primeira mulher a comandar a maior universidade federal do país

A primeira mulher a ocupar o cargo de reitora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a maior federal do país, toma posse nesta terça-feira (2) no Ministério da Educação (MEC), destaca o jornal O Globo. A médica Denise Pires Carvalho foi escolhida no primeiro turno da consulta à comunidade acadêmica com 9.427 votos e também foi eleita pelo colégio eleitoral da instituição. Ela teve sua indicação confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro.

A nova reitora coordena o Laboratório de Fisiologia Endócrina Doris Rosenthal, no Instituto de Biofísica da UFRJ. Esta foi a segunda vez que disputou a vaga para reitora da instituição. Na eleição anterior, ela perdeu para o reitor Roberto Leher. A cerimônia de posse no dia 8 de julho, no Auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão.

 

Uma das prioridades de Denise Carvalho à frente do cargo será a de melhorar a taxa de conclusão dos estudantes de graduação. Diante dos contingenciamentos nos recursos destinados às universidades federais, ela afirmou ao jornal O Globo que pretende estreitar o diálogo com o MEC para reverter o bloqueio de verbas que, alerta, inviabilizaria o funcionamento da universidade.

“Se (o bloqueio) for confirmado, não temos como funcionar, porque o pagamento da luz e da água nesses lugares vai ser impossível. Isso sem falar nas atividades de alimentação dos estudantes e das bolsas, que são importantes para a permanência dos estudantes na universidade”, disse. Para agravar a situação, Denise Carvalho assume a UFRJ em um momento no qual a universidade tem R$ 171 milhões de déficit.

Leia mais: O Globo