Weintraub apresenta hoje programa que reestrutura universidades

O ministro tem duas reuniões na tarde de  hoje (16) para apresentar o projeto: com  os reitores e com o presidente Jair Bolsonaro

 

 O ministro da Educação, Abraham Weintraub, recebe na tarde desta terça-feira (16) reitores de universidades federais para apresentar o projeto que reestrutura as instituições da rede federal de ensino, o Future-se. O programa também deve ser apresentado ainda hoje ao presidente Jair Bolsonaro e será divulgado ao público apenas na manhã de quarta-feira (17).

 

A reunião com reitores acontecerá após uma reunião do Conselho de Governo especificamente sobre “inovações nas universidades”, com a participação de membros da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, que estão por trás da nova proposta.

 

Por enquanto, as únicas informações oficiais foram antecipadas por Weintraub em suas redes sociais ou em conversas com jornalistas. Porém, embora não tenham sido divulgados detalhes, o ANDES publicou, neste domingo (14), um manifesto em defesa do Ensino Superior público e gratuito.

 

Procurada pelo G1 na segunda-feira (15), a assessoria de imprensa do Ministério da Educação disse não ter detalhes sobre o conteúdo da proposta ou da pauta da reunião desta terça-feira entre o ministro e os reitores. Reitores convidados para o encontro também disseram que não foram informados sobre o assunto da reunião.

 

De acordo com o MEC, a proposta tem como objetivo aumentar a eficiência das universidades mantidas pelo governo federal.

 

Data de divulgação do Future-se foi alterada diversas vezes

O Future-se foi mencionado pela primeira vez pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, no último dia 10. De acordo com o jornal Valor Econômico, o programa seria lançado oficialmente no dia 18 (quinta-feira). No entanto, na sexta-feira (12) o reitor da Universidade Federal de Goiás e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira, não havia sido avisado da reunião anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) para tratar do programa.

Ontem (15), no entanto, constava na agenda do ministro da Educação, Abraham Weintraub, uma reunião com os reitores das universidades federais nesta quarta-feira (17).

Na manhã desta terça-feira (16), o site G1 informou que o ministro deve receber os reitores hoje mesmo e tornar a proposta pública na manhã de amanhã (17).

Leia mais: G1


C.G.L.L.