Mais de cinco mil pessoas já opinaram na consulta do MEC

As perguntas querem saber se a proposta está clara, não se é adequada

Mais de 5 mil pessoas já enviaram comentários ao Ministério da Educação sobre o texto aberto à consulta pública nos primeiros dois dias de prazo. Segundo um balanço parcial obtido pelo site G1, entre as 10h de quarta-feira (17) e as 15h30 desta sexta (19), o número de pessoas que haviam feito o cadastro chegou a 9.015, sendo que 5.106 delas enviou ao menos um comentário sobre os pontos da proposta.

Após apresentar o programa Future-se nesta quarta-feira (17), o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a proposta para consulta pública até o dia 15 de agosto. Depois disso, as sugestões serão analisadas pelo MEC, que consolidará uma proposta final a ser levada para o Congresso. Na verdade, a consulta dá pouco espaço a sugestões, pois foi formulada principalmente para saber se as propostas estão claras, não se são as adequadas.

Para participar, é preciso primeiro fazer um cadastro, informando nome, e-mail e CPF.

Em seguida, o participante deve responder a um questionário sobre seu perfil, com os seguintes dados: país de residência, estado e município, escolaridade, faixa etária e ocupação. Só então o formulário da consulta pública é liberado para resposta pelo participante. A pesquisa tem 10 páginas. Elas trazem o texto da íntegra do projeto e se dividem em tópicos:

  • Objetivos gerais

  • Operacionalização

  • Papel da Organização Social

  • Fomento

  • Eixo 1: Governança, Gestão e Empreendedorismo

  • Eixo 2: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

  • Eixo 3: Internacionalização

  • Eixo 4: Fundo da autonomia financeira das Ifes Comitê Gestor

  • Comitê Gestor

Em cada tópico, o participante pode avaliar se considera o texto apresentado “totalmente claro”, “claro com ressalvas” ou se “não está claro”. Caso escolha uma das duas últimas opções, o participante pode escrever sugestões para tornar o texto mais claro. Também é possível deixar um comentário adicional, independentemente da opção escolhida no primeiro item.

A pesquisa evita perguntar se o participante concorda ou discorda da proposta apresentada para o Future-se. Só na última página da consulta pública, é possível deixar um comentário geral sobre o projeto.

 

Leia mais: UOL Educação  G1