Ubaldo Balthazar vai representar a Andifes na Região Sul

O reitor da UFSC conduzirá os interesses da Andifes nas seis universidades e nos 11 institutos federais dos três estados 

 

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Ubaldo Cesar Balthazar, foi escolhido pela Andifes para representar as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) dos três estados do Sul do país, informa o site Notícias da UFSC.  A escolha  dos representantes regionais foi feita no último dia 26, quando a Andifes também elegeu a nova diretoria-executiva, em reunião na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória.

 

Ubaldo irá conduzir os interesses da Andifes na Região Sul, que concentra seis institutos e 11 universidades federais. Em Santa Catarina, além da UFSC e da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS) serão representados os Institutos Federais Catarinense (IFC) e de Santa Catarina (IFSC). Confira abaixo as instituições representadas nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

 

O reitor disse que a representação na Andifes “visa dar visibilidade política para a instituição. Haverá reuniões com os reitores dos três estados e, eventualmente, com a direção nacional, sobre temas que interessam à educação superior, principalmente neste momento delicado, em que se enfrenta uma reforma universitária sem o devido debate”.

Ubaldo lembra que a Andifes tem tensionado a discussão para poder justamente dar uma resposta para o MEC, sobre qual é a universidade que queremos, a manutenção da autonomia constitucional, entre outros. “No projeto atual de reforma é quase consenso que não pode ser da forma como o Ministério está conduzindo”.

Confira abaixo as IFES da Região Sul

 

Paraná:

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Santa Catarina:

Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Instituto Federal Catarinense (IFC)

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Rio Grande do Sul:

Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR)

Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

 

Confira: Notícias da UFSC