Grupo de Trabalho da UFSC que analisará o Future-se realiza primeira reunião

O Grupo de Trabalho (GT), nomeado pelo Reitor Ubaldo Cesar Balthazar para analisar o Future-se, programa do governo federal para o ensino superior, se reuniu pela primeira vez nesta quarta-feira (31).  

Participaram da reunião o presidente da Apufsc, Carlos Alberto Marques (Apufsc), o coordenador geral do Sintufsc, Dilton Mota Rufino, e o representante do DCE, Nicollas de Souza (DCE),  além do pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa, do Secretário de Planejamento, Vladimir Arthur Fey e do Chefe do gabinete, Aureo Moraes.

As entidades relataram as ações adotadas até aqui em relação ao Future-se, com suas análises preliminares do Projeto de Lei, que apontam impactos e as consequências do programa para as Universidades e Institutos Federais. Os representantes chamaram a atenção para o prazo definido pelo MEC para avaliação do programa, a falta de diálogo prévio com as universidades e a necessidade de se ampliar o debate sobre o projeto em todos os espaços das instituições.

O objetivo do Grupo de Trabalho será o de organizar, a partir de documentos produzidos por outras universidades e especialistas, uma proposta de posicionamento institucional que será submetida ao Conselho Universitário. O grupo também vai propor um conjunto de ações que dê visibilidade e divulgação do tema a toda a comunidade universitária e à sociedade em geral.

Entre as ações propostas, estão:  

– uma aula inaugural em que seja apresentada a situação da UFSC quanto aos cortes orçamentários, medidas do MEC que impactam a autonomia e o próprio programa “Future-se”d+  

– a realização de um debate no dia 14 de agostod+ organizar e disponibilizar ao público um repositório de documentos sobre o Future-sed+  

– incentivar e auxiliar os centros de ensino para que promovam discussões sobre o programa, a partir de subsídios fornecidos pelo GT.   

No próximo encontro, marcado para o dia 7 de agosto, as entidades e administração central apresentarão uma análise e posicionamento básico sobre pontos que consideram fundamentais. A partir dessas informações, o Grupo e Trabalho vai emitir uma nota sobre Future-se.