Nota da Diretoria: Assembleia da Apufsc aprovou adesão à Greve Nacional em Defesa da Educação

Prezados/as colegas,

 

Maioria expressiva dos 758 participantes da AGE da Apufsc-Sindical aprovou, em votação eletrônica, adesão à Greve Nacional da Educação nesta terça-feira, dia 13. Queremos enaltecer, em primeiro lugar, o grande envolvimento da categoria que, respeitando nosso estatuto, manifestou democraticamente sua opinião e escolha. Foi a maior participação em Assembleia dos últimos dez anos.

 

Estamos certos de que, mesmo os que disseram não à greve neste momento, o fizeram por discordar do melhor modo de luta, mas não por deixarem de reconhecer a gravidade do problema que as universidades federais e a ciência brasileira estão enfrentando atualmente: cortes de verbas de custeio e capital, cortes nas bolsas de pesquisa e PG, fim de editais de financiamento à pesquisa, as ofensas e mentiras sobre nosso trabalho profissional, etc. Aqui na UFSC a reitoria já avisou, se não forem desbloqueados os recursos – da ordem de R$ 60 milhões – não chegaremos ao meio do semestre funcionando.

 

Para piorar o quadro, o MEC lança o Future-se, um Programa que se constitui em uma verdadeira reforma universitária, que altera completamente o sistema de financiamento e retira a autonomia garantida na Constituição . A imposição unilateral e apressada da proposta coloca a necessidade de apontarmos a toda a sociedade catarinense e brasileira que não é desse modo que se conduz a educação no país. Nosso Conselho de Representantes já disse que o modelo de universidade desenhado no Future-se não é aquele que defendemos.

 

Somos forçados, pelo procedimento do MEC, a cruzar os braços por UM DIA, para exigir que o mesmo mude sua postura, suas medidas e sua forma de tratar os professores e as universidades federais – um patrimônio que pertence à sociedade e não a qualquer governo de plantão.

No dia 13 nos somamos aos estudantes, técnicos-administrativos e a todos os setores da educação para alçar nossa voz, democrática e respeitosamente, contra o desmonte da educação pública.

 

Conclamamos todos/as a aderirem à paralisação e a conversarem com seus colegas e alunos sobre a gravidade do momento vivido pela UFSC. O engajamento de cada um de nós nas mobilizações e nas atividades é fundamental para o êxito do movimento em defesa da educação e das universidades federais.

A estrutura material e jurídica do Sindicato está à disposição dos filiados e a programação do dia 13 em Florianópolis, prevê:

 

Às 12:30 – Concentração em frente à Reitoria para saída em passeata até o centro.

Às 17:00 – Ato Unificado em Defesa da Educação em frente à Catedral Metropolitana.

Dia 13 a aula é na rua! Em defesa da Educação e das Universidades Federais!