Professores da UFSC aderem à Greve Nacional em Defesa da Educação do dia 13 de agosto

758 professores votaram online na segunda etapa da Assembleia Geral Extraordinária sobre a adesão ou não da Apufsc à Greve Nacional do dia 13 de agosto em defesa da Educação. A votação foi realizada das 18 horas de quarta-feira (7) até as 18h de sábado (10).  O quórum mínimo para validar a Assembleia, de 25% dos filiados em dia, era de 680 votantes. Votaram 27,89 % dos que estavam aptos. 524 (69,14%)  professores optaram pela adesão à greve, 218 (28,75%) foram contra e 16 (2,11%) votaram em branco. A apuração foi acompanhada pela Comissão Eleitoral formada pelos professores Nilton Branco, Elias Machado e Jorge Kondo.

Durante a primeira parte, presencial, da Assembleia Geral Extraordinária, realizada na quarta para encaminhar a decisão sobre a adesão ou não à greve, os professores manifestaram preocupação com os cortes de verbas para o funcionamento da universidade, e indicaram a necessidade de mostrar à sociedade a importância da paralisação nacional do dia 13, como forma de protesto e de se posicionar contra os cortes na Educação e contra o Future-se, programa federal que, entre outros pontos, transfere para a iniciativa privada a responsabilidade pelo financiamento do ensino superior, atropela a autonomia universitária garantida pela Constituição e destrói a carreira docente, com o fim dos concursos e sua substituição por contratações pela CLT.

Histórico 

Na última paralisação nacional em defesa da Educação, no dia 14 de junho, a Apufsc não aderiu ao movimento porque naquela oportunidade a consulta eletrônica não teve o número de votos necessários para ser validada.  

Para que a consulta fosse válida naquela oportunidade, era necessária a participação de, no mínimo, um quarto dos 2731 filiados em dia. Houve 590 votos, correspondendo a 21,6%, do eleitorado. Faltaram 93 votos para que o quórum fosse alcançado. Desta vez, no entanto, a participação foi recorde, superando a marca dos 751 votos alcançada na Assembleia Geral de maio, quando a categoria deliberou sobre a filiação nacional, registrando-se a maior participação em Assembleia dos últimos dez anos.