Guedes diz que vai anunciar hoje a privatização de 17 estatais

‘Não vamos subir o teto de gastos. Vamos é quebrar o piso’, diz Guedes

 O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu divulgar ainda hoje  uma lista de mais 17 órgãos públicos que serão ofertados ao mercado, informa O Globo. Por ora, a lista deve ter estatais de menor porte e, num segundo momento, as grandes, antecipou.

Guedes  afirmou que, em relação a situação atual, o governo não irá subir o teto de gastos, mas “quebrar o piso”.  Dentre as medidas para reaquecer a economia estão a desvinculação de gastos hoje obrigatórios por força constitucional e o encolhimento do Estado por meio de privatizações. A retomada, segundo ele, será puxada pelos investimentos privados.

“Numa situação de aperto financeiro como a atual, subir o teto de gastos seria a coisa mais fácil a ser feita. Mas não vamos fazer isso. Vamos é quebrar o piso”, disse Guedes na cerimônia de premiação das empresas vencedoras da 19ª edição do Anuário Valor 1000, promovida pelo jornal Valor Econômico.

“Tem gente grande que acha que não vai entrar (na lista), mas que vai entrar sim na faca”, disse Guedes, que voltou a mencionar a necessidade de venda dos Correios, um exemplo de órgão público que perdeu a capacidade de investimento, nas palavras do ministro.

Confira: O Globo