MEC cancela edição de 2019 do Prêmio Professores do Brasil

Premiação distribuiria R$ 278 mil a educadores que atuam desde a creche até o ensino médio

O Ministério da Educação cancelou a edição 2019 do Prêmio Professores do Brasil, iniciativa anual que premia em dinheiro, viagem e troféu docentes que atuam em todos os níveis da educação básica. A decisão foi publicada ontem (27) do Diário Oficial da União (DOU).

 

Em sua 12ª edição, o Prêmio valoriza iniciativas e práticas em salas de aula pelo Brasil e deveria premiar quase 500 professores nas três etapas de avaliação. A edição de 2019 previa distribuir R$ 278 mil em prêmios e já tinha sido aberta para inscrições. O MEC ainda não informou quantos professores se inscreveram. A premiação estava prevista para acontecer em 28 de novembro, em uma cerimônia em Cuiabá (MT).

 

Questionada pelo Portal G1, o MEC não citou questões financeiras para a tomada da decisão, e afirmou que pretende reestruturar o prêmio a partir de 2020, com foco nas “melhores práticas relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao PNE [Plano Nacional de Educação]”.

 

Leia a nota na íntegra:

 

“O Ministério da Educação (MEC) informa que não realizará o Prêmio Professores do Brasil, em 2019. O Prêmio será reestruturado e ganhará um novo formato a partir de 2020. O intuito é fortalecer e divulgar as melhores práticas relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao PNE [Plano Nacional de Educação].

 

O MEC trabalha para concluir o plano de ação, que abrigará um conjunto de programas para atender a formação e a valorização de professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas de educação básica.

 

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do MEC em parceria com diversas instituições com a finalidade de estimular o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas além de reconhecer, divulgar e destacar o trabalho de professores das mais de 140 mil escolas públicas de todo o país.”

 

Confira: Portal G1