“Esta reitoria é contra o Future-se”, declara Ubaldo Balthazar

Sob pressão dos estudantes, reitor da UFSC sinaliza a posição da universidade

Em reunião aberta nesta quinta-feira (29), o reitor da UFSC, Ubaldo Balthazar, criticou o Future-se e se posicionou, pela primeira vez, contra o projeto. Ainda que o tema central fosse a próxima rodada de cortes na universidade, a declaração foi feita sob forte pressão dos mais de 200 estudantes que ocupavam o Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI).  Ubaldo chamou o projeto de medíocre e disse que espera que o texto não seja aprovado pelo Congresso Nacional. “Se nós aqui nos unirmos e todas as universidades se unirem também […], nós vamos derrubar esse projeto”, afirmou o reitor. 

A posição oficial da UFSC cabe ao Conselho Universitário (CUn), que já convocou sessão extraordinária na próxima terça-feira (03) às 14h para apreciação e deliberação sobre o Future-se.  

Apesar da declaração, o reitor foi vaiado quando indicou que a Associação Nacional Dirigentes dos Institutos Federais de Ensino Superior (Andifes) está estudando projetos alternativos ao Future-se

Também sob pressão dos estudantes, o reitor suspendeu as aulas na universidade a partir das 17h de segunda-feira, quando está marcada a Assembleia Geral Universitária para discutir o projeto do MEC. Será às 18h no Auditório Garapuvu. “A Universidade existe em função e para os estudantes. Não tem nem sentido se eu dissesse aqui que não apoio os estudantes.”, afirmou após questionamento dos alunos sobre apoio nas próximas ações. “Por isso, eu quero dizer em alto e bom som: Eu estou junto com os estudantes. As decisões maiores, cabem ao CUn”, completou ele.

A consulta pública do MEC sobre o projeto Future-se se encerra nesta quinta-feira.

 

O quê: Assembleia Geral Universitária

Quando: Segunda-feira (02), às 18h 

Onde: Auditório Garapuvu, no prédio da Reitoria I


Ilana Cardial

Correção: Horários atualizados após confirmação da Reitoria.