Reitor faz reunião aberta para explicar cortes

Apresentação aconteceria no auditório do CCE, mas espaço não comportou o número de participantesd+ Reunião ocorre agora no EFI 

O reitor Ubaldo Balthazar e o secretário de Planejamento e Orçamento da UFSC, Vladimir Fey, estão agora no auditório do EFI para esclarecer à comunidade universitária sobre a situação orçamentária da UFSC e os planos da administração central para lidar com o bloqueio de recursos imposto pelo Ministério da Educação. A reunião começaria às 13h30, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O espaço, no entanto, não foi suficiente para comportar todos os participantes. A reunião foi transferida para o auditório do EFI, onde não é possível fazer transmissão ao vivo. 

A reunião foi sugerida por representantes da Apufsc, do Sintufsc e do DCE ao pró-reitor pró-reitor de Assuntos Estudantis, Pedro Barreto, na última terça-feira. Barreto foi escalado pela reitoria para antecipar às entidades as medidas de contenção que seriam adotadas a partir de setembro com o objetivo de reduzir os gastos mensais da UFSC em R$ 1,8 milhão. As medidas seriam anunciadas pelo reitor na reunião do Conselho Universitário realizada ontem à tarde, mas dada a gravidade dos cortes, os sindicatos pediram um encontro aberto com o reitor, para que o assunto fosse abordado em profundidade. 

Na terça-feira pela manhã, em reunião convocada pela própria reitoria, Barreto disse que a nova rodada de cortes inclui restrição ao uso do Restaurante Universitário apenas a estudantes isentosd+ suspensão do duodécimo (cotas mensais de recursos que são repassadas aos centros de ensino)d+ cancelamento da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarinad+ e congelamento de bolsas de estágio, extensão e monitoria: as que ficarem vagas a partir de setembro não serão repostas.

Hoje, em entrevista à NSC, o reitor não confirmou as informações de seu pró-reitor.