Bolsonaro nomeia terceiro da lista tríplice para reitor na UFFS

Marcelo Recktenvald, que é pastor evangélico, teve cerca de 20% dos votos

O presidente Jair Bolsonaro escolheu para reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) o terceiro colocado na lista tríplice enviada ao MEC. O professor de administração e pastor evangélico Marcelo Recktenvald teve apenas  21,4% dos votos. A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial e o mandato do novo reitor começa amanhã, 31.

Segundo a legislação, é prerrogativa do presidente da República a nomeação de reitores de universidades federais. Entretanto, desde 2003, é tradição que o governo federal respeite a consulta pública realizada internamente pela comunidade universitária.

Recktenvald é graduado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), uma instituição privada, e  é doutor em administração pela UFSC. No Facebook, o professor fez diversas publicações de apoio a Bolsonaro, incluindo uma na qual escreve: “A imprensa esquerdopata mundial, subsidiárias globalistas brasileiras, ONGs hipócritas e interesseiras, picaretas de toda a espécie (…), todos juntos contra Bolsonaro. A Amazônia é só cortina de fumaça. Que Deus abençoe o nosso presidente!”. Já no Twitter, Recktenvald retuitou um perfil que põe em dúvida o aquecimento global.

O primeiro turno da consulta pública aconteceu em 29 de abril deste ano. Recktenvald não chegou ao segundo turno, que aconteceu em 28 de maio. O vencedor foi o professor Anderson Ribeiro, que derrotou o professor Antônio Andrioli com 54% dos votos. A decisão da comunidade foi referendada pelo Conselho Universitário em 24 de junho.

Ribeiro participou de um evento no início da semana na condição de reitor eleito no campus de Erechim, onde se discutia o Future-se. Em entrevista ao Jornal Boa Vista, ele disse, naquela ocasião, estar “confiante” de que seria nomeado. O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFFS (Sindtae) convocou uma assembleia extraordinária para segunda-feira, 03, para tirar um posicionamento da categoria sobre o assunto.

Victor Lacombe