UFSC na Rua faz aula pública sobre alimentação saudável

Alunos e professores do CCA esclareceram os interessados sobre os riscos dos agrotóxicos e os benefícios dos produtos orgânicosd+ atividade foi organizada pelo movimento de greve estudantil

Quem passou hoje de manhã pelo calçadão da Felipe Schmidt, no centro de Florianópolis, teve oportunidade de conhecer um pouco sobre os projetos de extensão do Centro de Ciências Agrárias da UFSC.  Estudantes e professores do CCA deram uma aula pública sobre Alimentação Saudável e alertaram para os riscos do uso de agrotóxicos.

A iniciativa faz parte do projeto UFSC na Rua, organizado pelo movimento de greve estudantil  e que está mobilizando estudantes e docentes de vários centros de ensino para mostrar a importância do ensino, da extensão e da pesquisa realizados na universidade.  No CCA, a atividade contou com o apoio do  programa de pós- graduação em Agroecossistemas  e do  Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF/UFSC).

A Feira Orgânica do CCA foi um dos projetos de extensão exposto hoje no centro da cidade. Criado em 2014, este projeto incentiva e valoriza o trabalho de pequenos agricultores de orgânicos, ao mesmo tempo em que envolve os alunos de agronomia com a lida desses trabalhadores do campo e com o processo de comercialização dos produtos. Os consumidores, que têm a chance de comprar produtos saudáveis, “alimentos limpos e seguros”, pelos “preços mais baixos da cidade”, também saem ganhando, avalia Marlene Grade, professora dos cursos de agronomia e zootecnia da UFSC.

“Um projeto como a nossa feira só existe porque está dentro de uma universidade pública. Jamais existiria em uma universidade privada, porque não tem o objetivo de render lucro, e sim trazer benefícios sociais de aprendizagem e de atender o interesse coletivo”, avalia a professora. Aberta ao público, a feira de orgânicos do CCA é realizada sempre às sextas-feiras, das 7h ao meio-dia.

Confira a programação para hoje à tarde no CCA:

14h – Aula pública “Gênero, diversidades e violência no campo: o que isso tem a ver com as ciências agrárias?”

-Movimento de Mulheres Camponesasd+

-Ale Mujica – médico e doutor em Saúde Coletiva pela UFSCd+

-Professor Valmir Luiz Stropasolas – coordenador do Laboratório de Agricultura Familiar/CCA e vice-coordenador do Núcleo de Estudos sobre a Agricultura Familiar/CFH

16h– Oficina de zine

Sexta-feira (27):

7h- Café na greve + feira orgânica do CCA