UFSC assina contrato de propriedade intelectual sobre sorvete indicado para pacientes em quimioterapia

Pesquisa desenvolvida em parceria entre pesquisadores da UFSC e iniciativa privada vai garantir o pagamento de royalties à universidade

A  UFSC assina hoje um contrato de propriedade intelectual com a YPY Sorvetes, que irá estabelecer as normas e direitos relativos à comercialização do Pro Vita, complemento alimentar que minimiza os efeitos da quimioterapia em pacientes portadores de câncer, informa o Notícias UFSC. O sorvete também é indicado para pessoas que precisam de alto valor proteico e calórico, como idosos, crianças sem apetite e atletas de alta performance.

A pesquisa que resultou na criação do complemento foi realizada em parceria com o Departamento de Nutrição da UFSC, e as primeiras aplicações do produto ocorreram no Hospital Universitário (HU), com boa aceitação e resultados positivos atestados pelos pacientes. As professoras e pesquisadoras Francilene Gracieli Kunradi Vieira, Raquel Kuerten de Salles e Paloma Mannes, pela UFSC, e o pesquisador Marcelo Baracuhy, pela YPY, são os responsáveis pela descoberta.

O contrato assinado hoje estabelece, entre outros itens, o pagamento de royalties à UFSC, em percentuais sobre as vendas, de acordo com o número de caixas comercializadas do produto.

 

O contrato será firmado no primeiro dia da SC Expo Defense, feira de Tecnologias e Produtos de Defesa, que ocorre de hoje até domingo na Base Aérea, em Florianópolis. A UFSC participa do evento como expositora e palestrante. O objetivo do evento é criar oportunidades para companhias de Santa Catarina que pretendem se tornar fornecedoras de produtos ou serviços para o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, é um dos convidados.

Foto da pesquisadora Francilene Gracieli Kunradi Vieira. Crédito: Ítalo Padilha/Agecom

Confira: Notícias UFSC