29% dos cursos de universidades federais têm nota máxima, aponta Enade

Segundo Inep, somente 3% dos cursos privados atingiram este índice

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (04), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) juntamente com o Ministério da Educação (MEC) divulgaram os resultados do Enade 2018 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). As universidades federais registram 29% dos cursos na nota máxima (nota 5) enquanto somente 3% dos cursos particulares tiveram esse índice.

Além dos 29%, as federais também registram 35% dos cursos com o conceito 4 e 25% estão situados no conceito 3. Pouco mais de 11% ficaram com as notas 1 e 2. Entre as universidades estaduais, o percentual de cursos com nota máxima foi de 12%. Na outra ponta, 21% tiveram notas 1 e 2.

Nas instituições privadas, quase metade (48%) dos cursos avaliados ficaram com conceito 3, o mínimo exigido, e 18% com nota 4. Outros 31% ficaram com as notas 1 e 2.

O Enade é uma avaliação federal realizada pelos concluintes de ensino superior. Os resultados são utilizados para compor o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que é a nota de cada graduação. Além da desempenho dos alunos no exame, o CPC também leva em consideração fatores como a organização pedagógica, a infraestrutura e titulação de professores. A cada três anos, são avaliadas determinadas áreas do conhecimento. Uma nota ruim no CPC (abaixo de 3) pode resultar em punição para as instituições. O Inep, responsável pelo sistema de avaliação, ainda não divulgou o CPC.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo