Reitor da UFSM reage a ataques do dono da Havan à universidade pública

Em resposta aos ataques de Luciano Hang  em discurso de inauguração de uma loja em Santa Maria (RS), no último sábado, o reitor da UFSM divulgou nota de repúdio

O silêncio das autoridades de Santa Maria (RS), que não se manifestaram diante dos ataques do empresário Luciano Hang à universidade pública, indignou o reitor da UFSM, Paulo Burmann. Durante a cerimônia de inauguração da loja na cidade, no último sábado,  Hang disse, entre outras coisas, que a universidade pública forma comunistas,  zumbis e idiotas. O empresário também atacou os funcionários públicos, ao afirmar que eles não desejam trabalhar .

Em entrevista concedida no fim da noite de domingo (10) ao programa Domingo Geral, da Rádio Imembuí, o reitor da UFSM manifestou indignação: “Muitos presentes que lá estavam não tiveram a coragem de levantar e defender a Universidade, isso é extremamente lamentável, não dá para aceitarmos isso com serenidade”.

Burmann destacou que o mínimo que se espera é uma reação quando um sujeito forasteiro surge com petulância e audácia de agredir e atacar, como ocorreu durante a inauguração da Havan, na manhã de sábado (9).

“Mas o que surpreende realmente é o silêncio cruel de autoridades que lá estavam presentes e não se manifestaram. Pode ser que ainda nos próximos dias isso venha a acontecer e esperamos de fato que venha a acontecer”, disse o reitor.

Burmann avaliou as manifestações como completamente descabidas e absurdas, além de ser uma agressão gratuita à UFSM. O reitor ainda declarou que se sentia indignado, triste e chateado, mas que é preciso manter o equilíbrio e a racionalidade.

“Esse sujeito está buscando certamente a promoção pessoal, buscando o espaço na mídia gratuitamente, lógico, é muito esperto, tem que se reconhecer isso. Usa da maldade para atingir seus objetivos, acredita piamente que o fim justifica os meios”, comentou Burman.

Confira abaixo a íntegra da nota do reitor:

Temos tido dias bem complicados e tenho tentado manter o equilíbrio nas minhas manifestações. Quando as faço publicamente, penso em contribuir com um pouco de lucidez e serenidade neste cenário onde aqueles, outrora contidos/reservados em seus desejos, ódios, intolerância e agressividade agora ganham respaldo de lideranças que não estão medindo as consequências das suas atitudes beligerantes e de confronto. Estão surfando numa onda de poder pelo poder, que vai quebrar e estão levando uma parcela de pessoas a uma zona de risco.

Nos cabe, ainda que indignados, tristes, chateados e revoltados, manter o equilíbrio e a racionalidade tanto quanto possível.

Todos nós sabemos da importância e do papel estratégico social, econômico e político das universidades. A UFSM pública, gratuita e de qualidade tem ocupado posições de destaque internacional em diversas áreas. Temos ganhado destaque em pesquisa, em ensino e em extensão. Figuramos entre as 15 melhores do Brasil e estre as 50 melhores da América Latina. E olha que nem chegamos aos 59 anos.

Estamos entre as dez universidades mais empreendedoras do Brasil. Nossa AGITTEC e suas duas incubadoras geram mais de 150 empregos diretos em suas 24 empresas. O orçamento executado pela UFSM é auditado e controlado por TCU e CGU e todas as ações da UFSM são monitoradas pelo ministério público. Este orçamento totalmente transparente de quase um bilhão e meio de reais movimenta e é imprescindível para a economia regional.

Formamos quase 180.000 profissionais em todas as áreas do conhecimento, que transformaram e estão mudando suas comunidades, empresas, outras universidades, governos, etc…

Não vamos falar das suas qualidades – a marca UFSM fala por todo. Fomos forjados sob esta marca. Somos muito bons naquilo que fazemos. Sabemos que temos e teremos sempre muito mais a fazer. Apelo para que todos, servidores professores e técnico-administrativos em educação, ativos e aposentados, estudantes, familiares, egressos, amigos e a comunidade em geral mantenham seu amor, sua paixão, seu orgulho, sua dedicação, seu entusiasmo, seu comprometimento e sua confiança na UFSM.

Somos todos UFSM – sempre a defenderemos.

Paulo Burmann, reitor da UFSM

Leia na íntegra: Claudemir Pereira