Reitores pedem na Justiça que Weintraub prove ‘plantações de maconha’ em universidades

Afirmação foi feita pelo Ministro da Educação em entrevista ao Jornal da Cidade Online

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) entrou com pedido na Justiça para que o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, prove as declarações de que há “crimes de produção de drogas” e “plantações de maconha” em Universidades.

As afirmações do Ministro foram feitas na semana passada em entrevista para à TV Jornal da Cidade Online. Em vídeo publicado pelo Portal, o Ministro diz existir “diversos atos irregulares e práticas criminosas” nas Universidades Federais.

A Instituição que representa os reitores das Universidades Federais pede que Weintraub apresente provas ‘efetivas’.

“Com os achados, se houver, requer-se sejam nominados os responsáveis, as unidades locais, os dirigentes e as universidades, bem como todas as providências tempestivamente tomadas pelo senhor ministro em face de tais ocorrências”, pedem os reitores.

“Você tem plantações extensivas de maconha em algumas universidades. A ponto de ter borrifador de agrotóxico”, disse o ministro em entrevista.

Weintraub ainda usou as redes sociais para reforçar o discurso. No Twitter usou como exemplos investigações contra estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Ambos os casos postados pelo senhor ministro já foram apurados pelas autoridades policiais, devidamente debelados por suas reitorias e não servem de exemplo negativo para as instituições, conforme até indicado pela imprensa”, afirma a Andifes.

A associação ainda argumenta que as declarações de Weintraub repercutiram em todo o País, gerando possíveis transtornos aos gestores das universidades.

Procurado, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que ainda não foi notificado pela Justiça.

Leia na íntegra: Estadão