Cancelada em 2019 devido ao bloqueio de verbas, 18ª Sepex será nos dias 28 e 29 de abril

A próxima edição do maior evento de divulgação científica de Santa Catarina vai envolver todos os campi da UFSC

A 18ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sepex) está confirmada para os 28 e 29 de abril em todos os campi da UFSC. A feira trará minicursos, palestras, estandes, apresentações artístico-culturais e eventos paralelos. A temática será “Bioeconomia, Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, seguindo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019).

O evento é o maior em seu segmento no estado de Santa Catarina. A feira é atualmente organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) em parceria com outras pró-reitorias e secretarias. Em 2018, quando houve a 17ª edição, a Sepex recebeu mais de 20 mil visitantes, e contou com mais de 100 estandes, reunindo cerca de 1250 expositores. Levou para os campi da UFSC mais de 3 mil estudantes da rede pública, com o fretamento de ônibus.

Em 2020, os dois dias de evento reservam a mesma programação dos últimos anos, mas traz novidades: além de ter adotado o termo “Inovação” no nome do evento, a Sepex em 2020 trará dois eventos paralelos, voltados a públicos específicos: a Feira de Profissões e o iCamp UFSC.

A Feira de Profissões será promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em parceria com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) e os centros de ensino da UFSC nos dois dias da Sepex. O objetivo é atrair estudantes de ensino médio que tenham curiosidade sobre os cursos oferecidos pela UFSC e suas aplicações profissionais. A Coperve apresentará os processos seletivos da Universidade, distribuirá materiais, promoverá oficinas e rodas de conversa sobre as normas de redação, as questões do vestibular, obras literárias entre outros.

Já o iCamp UFSC trará egressos da Universidade em um encontro sob a temática “A UFSC como parte da trajetória de cada um nos ecossistemas de inovação”. Promovido pela Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova), o evento ocorre no dia 29 de abril, com um minicurso e roda de conversa aberto ao público pela manhã e um evento para egressos à tarde. A proposta é trazer ex-alunos da UFSC, professores e técnicos para promover a reconexão, integração e conexão de gerações.

As inscrições para expositores, artistas e palestrantes de minicursos será de 9 a 20 de março. A homologação dos estandes e minicursos está prevista para 30 de março.

Leia mais: Notícias UFSC