Reforma administrativa está prestes a ser enviada ao Congresso

Equipe econômica vai apresentar nova proposta ao presidente nesta terça-feira (18); atuais servidores não seriam atingidos

A nova versão da proposta da reforma administrativa, que mexe na estrutura do funcionalismo público, deve ser apresentada ao presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (18).

Ontem pela manhã, Bolsonaro havia dito que espera encaminhar a reforma administrativa “o mais rápido possível” ao Congresso, e que o governo só realizaria os concursos públicos “essenciais”. À tarde, ele disse que está na “iminência” de mandar a reforma para o Congresso, e que os atuais servidores não vão ser atingidos.

“Estamos na iminência de mandar a reforma administrativa. Não vai atingir os já servidores. Não vai ser mexido nada no tocante a eles. A reforma está ultimando, né? Sempre tem um pequeno acerto a mais para fazer”, disse. “Espero que esta semana nasça essa criança aí, que tá demorando muito para nascer. Tá parecendo filhote de elefante, né? Dois anos de gestação de elefante.”

Perguntado sobre que carreiras continuariam tendo estabilidade, caso a nova reforma seja aprovada, o presidente disse: “Não vou responder, não posso responder. Nós vamos ter algumas que serão propostas por nós. E depois o Legislativo pode alterar e propor outras. Grande parte quem faz a reforma, como sempre foi,  a palavra final é do Legislativo, ainda mais PEC (proposta de emenda constitucional). Eles promulgam. Decidem, promulgam.”

Fonte: Globo