Em Curitibanos, Bebeto Marques fala sobre situação das universidades e desafios da categoria

Cerca de 40 docentes participaram da conversa na manhã desta quinta-feira (27)

O presidente da Apufsc, Bebeto Marques, esteve nesta quinta-feira no campus da UFSC de Curitibanos para conversar com os docentes sobre a situação das universidades e da Ciência e Tecnologia. Cerca de 40 professores e professoras participaram do encontro.

Bebeto levou aos docentes a seguinte questão: “Vamos ficar calados diante da destruição das Universidades Federais?” E fez uma apresentação sobre a realidade orçamentária das instituições federais de ensino, em especial da UFSC, e das diversas medidas do governo federal contra a autonomia universitária e contra o funcionalismo público.

Bebeto Marques conversa com professores de Curitibanos

Ele lembrou, por exemplo, que a UFSC começou o ano de 2020 com R$ 62 milhões a menos no orçamento. O corte afeta despesas básicas, como luz, água, serviços de limpeza, segurança e funcionamento dos Restaurantes Universitários. E, ao contrário de 2019, quando o contingenciamento durou sete meses, agora o bloqueio já veio previsto no orçamento que foi sancionado por Jair Bolsonaro.

Além dos cortes em despesas de custeio e de capital, a UFSC também está com “recursos condicionados” nos itens de pagamento de pessoal, aposentadorias e precatórios num total de R$ 172 milhões. Essa é uma nova categoria orçamentária que só poderá ser utilizada com autorização do Congresso.

Em sua fala aos docentes de Curitibanos, Bebeto também lembrou que o ano letivo começou com a proibição de concursos para professores efetivos (39) e substitutos (40).

No encontro, o presidente abordou os principais pontos levantados por ele no artigo “O diabo não tira férias: segue o plano de destruição das universidades federais”, publicado no site do sindicato e falou da importância da mobilização dos professores neste ano, que será, novamente, desafiador para a categoria.

Imprensa Apufsc