Weintraub divulga lista de escolas que adotarão modelo cívico-militar em 2020

Região Sul conta com 13 colégios selecionados, sendo a segunda do país com maior adesão

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou em sua conta no Twitter a relação de escolas que irão adotar o modelo cívico-militar ainda em 2020. Divulgada na última quarta-feira, 26, a lista mostra que a região Sul contará com 13 colégios nesse formato, sendo a segunda região do país com maior adesão ao modelo. 

Em Santa Catarina, especificamente, serão quatro os colégios cívico-militares neste ano. Em Biguaçu, o EEB Profª Emérita Duarte Silva e Souza. Na Palhoça, o EEB Prof. Ângelo Cascaes Tancredo. Em Chapecó, o EEB Profª Irene Stonoga. Na rede municipal, integra a lista apenas a Escola Básica Melvin Jones, em Itajaí. 

A região Norte tem o maior (18) número de colégios selecionados; seguida pelo Sul do país (13), Centro-Oeste (11), Nordeste (7) e o Sudeste (5). No total, 54 escolas adotarão o novo modelo já em 2020.

As unidades não terão um processo de matrícula específico. Elas adotarão, ao longo desse ano, o modelo cívico-militar. Os alunos serão aqueles já matriculados na unidade. Caso alunos ou professores não queiram continuar na instituição após a mudança, caberá às secretarias de Educação encontrar outras unidades próximas a eles.

O governo federal prevê o aporte de R$ 1 milhão de verba da União por escola em estados que aderiram ao programa — são 15, mais o Distrito Federal.

A verba poderá ser utilizada de duas formas. Na primeira, que será o modelo adotado por 27 colégios do país, o MEC repassará os recursos ao Ministério da Defesa para pagamento dos militares que serão alocados na escola. Em contrapartida, os estados ou os municípios farão adaptações nas instalações das escolas e providenciarão uniformes, materiais, laboratórios e tecnologias.

Na outra forma, o ministério repassará os recursos à cidade ou ao estado para adaptação das escolas, aquisição dos uniformes, laboratórios e tecnologias. Por outro lado, será o estado que disponibilizará militares das corporações estaduais às escolas cívico-militares. São 27 unidades neste modelo.

Confira alguns aspectos do novo modelo:

  • As unidades ainda darão notas para a conduta dos alunos. Elas vão de 0 a 10, em seis escalas diferentes: de “Mau” (0 a 2,99) a “Excepcional” (10). O aluno de comportamento “Regular” (menor do que 5,99) será encaminhado pelo Oficial de Gestão Educacional à Seção Psicopedagógica para avaliação e acompanhamento. Quem atingir o nível “Mau” poderá ser expulso.
  • Os alunos chegam à escola com nota 8 em comportamento. Há, a partir daí, punições e recompensas. Repreensão, atividade de orientação educacional e suspensão (por dia) perdem 0,3, 0,5 e 0,8 pontos, respectivamente. Por outro lado, elogio individual, coletivo, aprovação e aprovação após recuperação valem 0,1, 0,3, 0,5 e 0,2, respectivamente.
  • Militares só deverão se dirigir aos alunos que estiverem participando de atividades escolares com a presença de professor caso chamados pelo docente ou com a autorização dele.
  • A grade curricular é a mesma da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, o documento prevê pelo menos uma hora-aula semanal do Projeto Valores, “a ser conduzido pelos Orientadores Educacionais e pelos Monitores”, que são militares.

Leia na íntegra: O Globo