Professor deixa formatura escoltado por seguranças após discurso sobre ataques à imprensa

Evento ocorreu em universidade privada do Rio Grande do Sul

Na formatura  do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) realizada na sexta-feira (6), em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, o paraninfo da turma deixou o auditório escoltado por seguranças após fazer um discurso crítico aos repetidos ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à imprensa.

O discurso do professor Felipe Boff foi abafado por vaias e agressões verbais vindas da plateia, proferidas pelos convidados dos 21 jornalistas formandos.

No discurso, Boff elencou diversos episódios de desrespeito de Bolsonaro ao jornalismo e afirmou que “a imprensa brasileira vive seus dias mais difíceis desde a ditadura militar”.

A reação da plateia fez com que seguranças da universidade que trabalhavam no evento escoltassem o professor ao fim da cerimônia para evitar que ele fosse agredido por alguns dos amigos e familiares de seus alunos.

Ao comentar o assunto, Boff afirmou que a reação de parte da plateia – “algumas pessoas pouco afeitas à liberdade de expressão e à democracia”, nas palavras do professor – reforçou exatamente aquilo que foi dito em seu discurso.

Leia na íntegra: Congresso em Foco