General Heleno está com coronavírus

Ministro-chefe do GSI é o 16º infectado na comitiva do presidente que foi aos Estados Unidos

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, de 72 anos, disse nesta quarta-feira, 18, que seu exame deu positivo para coronavírus. Embora o primeiro exame realizado por ele tenha dado negativo para o vírus, um novo teste, colhido na terça-feira,  diagnosticou o contágio pelo vírus.  O ministro afirmou que ainda aguarda uma contraprova para confirmar o resultado. 

“Informo que o resultado do meu segundo exame, realizado no HFA, acusou positivo. Aguardo  a contraprova da FioCruz. Estou sem febre e não apresento qualquer dos sintomas relacionados ao COVID-19. Estou isolado, em casa, e não atenderei telefonemas”, publicou Heleno.

Com isso, sobe para 16 o número de pessoas do grupo que viajou com o presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, na semana passada, e pegaram a doença. Ontem, o presidente divulgou em suas redes sociais que o segundo teste, a exemplo do primeiro, não diagnosticou coronavírus.

O primeiro caso envolvendo a comitiva presidencial que foi aos Estados Unidos foi o do secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten. Ele voltou ao Brasil na madrugada da quarta-feira passada, no mesmo avião do presidente e de Heleno.

Além do ministro, outros quatro funcionários do GSI que integraram a equipe que acompanhou Bolsonaro na viagem também tiveram diagnóstico positivo para a doença.

Mesmo com o resultado negativo do primeiro exame, a recomendação médica era para que os integrantes da comitiva ficassem em quarentena por mais sete dias até a realização do novo exame.

O próprio Bolsonaro, no entanto, ignorou a orientação e cumpriu agendas diárias desde sexta-feira. No domingo, chegou a participar de manifestações de rua a favor do governo e contra o Congresso. Na ocasião, segundo levantamento do Estado, teve algum tipo de contato com 272 pessoas.

O contato com uma pessoa infectada é uma das formas de transmissão do coronavírus. O presidente foi criticado por infectologistas e até por aliados por expor os manifestantes ao risco de contaminação pela covid-19 (caso esteja com o vírus incubado). Heleno também não ficou em isolamento total e despachou em seu gabinete no Palácio do Planalto mesmo após a confirmação de que teve contato com alguém infectado.

O ministro faz parte do grupo de risco da doença por causa da idade. A taxa de letalidade do vírus é considerada baixa (entre 2% e 3%, segundo a OMS), mas o número sobe para 8% em pacientes de 70 a 79 anos e chega a 15% em maiores de 80 anos, conforme estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China. Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) com base em dados de pacientes chineses apontou mortalidade de quase 22%.

Relembre quem são os integrantes da comitiva de Bolsonaro nos EUA com coronavírus:

– Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência da República

– Nelsinho Trad, senador pelo PTB-MS

– Nestor Forster, embaixador e encarregado de negócios do Brasil nos EUA

– Karina Kufa, advogada e tesoureira do Aliança pelo Brasil

– Sérgio Lima, publicitário e marqueteiro do Aliança pelo Brasil

– Samy Liberman, secretário-adjunto de comunicação da Presidência

– Alan Coelho de Séllos, chefe do cerimonial do Itamaraty

– Quatro integrantes não-identificados da equipe de apoio do voo presidencial aos EUA

– Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

– Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia

– Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústria do Estado de Minas Gerais

– Daniel Freitas, deputado federal (PSL-SC)

O Estado de São Paulo