Governo de Santa Catarina inicia plano de retomada gradual da atividade econômica

Medida inclui reabertura de agências bancárias, lotéricas, shopping centers, academias, bares e restaurantes e atende “sugestões” de entidades empresariais

O governo de Santa Catarina, que foi um dos primeiros a adotar isolamento social no combate ao coronavírus, lançou na última quinta-feira (26) um plano de ação para retomada gradual de atividades econômicas. Em entrevista coletiva, às 18h, o governador Carlos Moisés da Silva anunciou que seguem proibidos o transporte coletivo urbano e intermunicipal e a entrada de veículos de passageiros de fora do Estado e do Brasil.

A retomada de atividades econômicas inclui abertura de agências bancárias e lotéricas a partir de segunda-feira (30) e, a partir de quarta-feira (01), retomada das atividades do comércio em geral, shopping centers, academias, bares e restaurantes, construção civil e outras, com limitação de funcionamento para que seja mantida distância entre as pessoas.

Além disso, autorizou totalmente serviços de autônomos, trabalhadores domésticos e profissionais liberais. Após anunciar as medidas, o governador recomendou que as pessoas devem sair somente se necessário para prevenção ao coronavírus.

Carlos Moisés informou que o govero recebeu mais de 300 sugestões de entidades empresariais e outras representativas do setor produtivo. Agradeceu e disse que todas foram levadas em conta, inclusive as do novo Movimento ReageSC, que tem a adesão de 50 entidades empresariais.

“A vontade do governo é que todos voltassem à normalidade, com 100% de carga. Mas não estamos numa normalidade. A nossa crise nem chegou ainda”, alertou o governador.

Leia na íntegra: NSC Total