Coronavírus: como os estados estão preparados?

Folha compilou os principais dados do sistema de saúde e a estratégia de médicos e hospitais contra a epidemia

Mapeamento das áreas e de equipamentos médicos imprescindíveis no combate ao coronavírus mostra quais estados brasileiros estão mais bem preparados para enfrentar a pandemia.

Para consultar, basta acessar a Folha, escolher o estado e verificar o que cada um dispõe nos dois principais eixos do sistema de saúde no combate à Covid-19. Abaixo estão dois gráficos com os dados de Santa Catarina:

1) Atendimento básico e triagem para o encaminhamento de pacientes segundo a gravidade;

2) Estrutura para casos graves nas UTIs e leitos equipados com ventiladores para respiração mecânica.

Fonte: Folha de S.Paulo

No atendimento básico, o levantamento traz o percentual da população coberta por equipes de atenção básica e o total de médicos e leitos hospitalares por habitante em cada estado.

Na estrutura para casos graves, são exibidos o total de leitos de UTI por habitante nos sistemas público e privado e os ventiladores respiratórios disponíveis.

Os dados de UTIs e ventiladores são da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (Amib) e os de atenção básica foram compilados pelo Datafolha. A fonte primária são as estatísticas do Ministério da Saúde, organizadas aqui para facilitar a consulta pelos leitores da Folha.

Segundo médicos no comando das operações contra a Covid-19, com o avanço da epidemia por meio da transmissão comunitária, a triagem criteriosa de pacientes em todo o país tornou-se fundamental.

O principal motivo é que menos de 10% dos 5.570 municípios do país têm leitos de UTI. Já a maioria das 4.000 cidades com menos de 50 mil habitantes também não dispõe de ambulâncias —o que exigirá coordenação em nível estadual na transferência de pacientes graves para municípios maiores.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Santa Catarina registra 777 casos confirmados e 24 mortes por Covid-19, até às 17h de 13/04.

Leia na íntegra: Folha