Câmara de Pós-Graduação da UFSC discute retomada do ensino nesta quarta-feira

Em sessão virtual, conselheiros vão discutir uma proposta de Resolução Normativa que permite a retomada do ensino remoto na pós com uso de tecnologias de comunicação

A Pró-reitoria de Pós-Graduação (Propg/UFSC) realiza às 14h30 desta quarta-feira (29) a primeira sessão virtual consultiva, que vai discutir a retomada das atividades de ensino na pós-graduação de forma remota. Segundo a pró-reitora Cristiane Derani, a reunião de hoje marca uma “nova jornada de relacionamento” com os conselheiros e objetiva “abrir um debate sobre os meios possíveis para retomada do ensino na pós-graduação após 40 dias de isolamento domiciliar decorrente da pandemia de Covid-19.”

“Nossa intenção é buscar respostas para alunos e professores diante dessa situação de pandemia”, diz a pró-reitora. “Vamos lançar a bola para que o jogo comece, resume, referindo-se ao “espírito da reunião de hoje”.

Os conselheiros da Câmara de Pós-Graduação receberam uma convocação da Pró-reitoria de Pós-Graduação com a seguinte pauta:

1. Informes da PROPG sobre a pós-graduação durante a suspensão das atividades presenciais na UFSC;

2. Proposta de Resolução Normativa para atividades de ensino de pósgraduação stricto sensu, com a utilização de tecnologias de comunicação remota durante a suspensão das atividades presenciais na UFSC;

3. Suspensão dos prazos acadêmicos em decorrência da pandemia do COVID-19

No texto da  minuta de Resolução  Normativa, a Pró-reitoria propõe a permissão para a retomada do ensino com o uso de tecnologias de comunicação, mas também pondera que cada programa deve avaliar as condições técnicas e econômicas dos alunos para utilizar tais meios.

Segundo Cristiane Derani, a situação deve ser levantada em cada centro de ensino a partir da reunião  de hoje. Com os dados em mãos, os conselheiros devem se reunir novamente para deliberar sobre assunto. A pró-reitora salientou que a sessão de hoje é apenas consultiva, “um primeiro passo na busca de alternativas” enquanto perdurar a pandemia.

Ela acrescenta que, além dos assuntos já indicados, também será discutida a participação da UFSC na Marcha Virtual pela Ciência, promovida pela SBPC.

Imprensa Apufsc