SBPC organiza Marcha Virtual pela Ciência no Brasil

A mobilização acontece na próxima quinta-feira, 7 de maio

Com o intuito de valorizar a produção científica em tempos de crise sanitária, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência irá promover a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. A mobilização acontece na próxima quinta-feira, 7 de maio, com atividades transmitidas pelas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). A manifestação chama a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus e de suas implicações sociais, econômicas e sanitárias. 

Por todo o mundo, cientistas e pesquisadores se debruçam para encontrar soluções mais rápidas, baratas e efetivas para produção de Equipamentos de Proteção Individual e respiradores, prevenção as formas de contágio, realização de testes, entre outras demandas. Apesar dos cortes orçamentários, das dificuldades de infraestrutura, da falta de insumos e de recursos, os pesquisadores brasileiros têm conseguido apresentar respostas rápidas para a sociedade em relação ao novo coronavírus.

“Certamente, se o Brasil tivesse oferecido melhores condições nos últimos anos às instituições, universidades, laboratórios, ao Sistema Único de Saúde, a gente poderia enfrentar essa pandemia em melhores condições”, afirma o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira. 

Além da produção científica, será debatida na Marcha Virtual a postura desalinhada das autoridades no combate à Covid-19. Poderes federais, estaduais e municipais têm divergido sobre a melhor forma de lidar com a pandemia. Até mesmo medidas como o isolamento social, recomendadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), vêm sendo contestada em algumas instâncias. 

A ciência pode colaborar para uma melhor qualidade de vida e saúde, reflexão sobre economia e educação, e buscar as melhores ações para lidar com as consequências da crise mundial causada pelo coronavírus. 

Entre as atividades organizadas por instituições de todo o País, estão dois painéis de debate em 7 de maio: um dedicado à pandemia da covid-19 e o outro abordando o financiamento da ciência brasileira. Além da SBPC, são mais de 70 sociedades científicas envolvidas, dentre elas, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Além dos seminários online, as entidades promovem duas ondas de tuitaços no dia, um às 12h e outro às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência.

Veja aqui como você e sua instituição podem participar da Marcha Virtual Pela Ciência.

Com informações de: Jornal da Ciência

Imprensa Apufsc