Pesquisadores se manifestam pela manutenção de bolsas PIBIC

Em carta ao MCTIC e ao CNPq, entidades solicitam que as Ciências Sociais e Humanas, que haviam sido excluídas do Programa, sejam incluídas

Comitês de Assessoramento das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas junto ao CNPq e pesquisadores em Educação enviaram nesta terça (5) carta ao ministro Marcos Pontes e ao presidente da agência de fomento solicitando a manutenção do financiamento das referidas áreas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Pesquisadores e entidades acompanham com grande preocupação desdobramentos da Portaria do MCTIC que definiu as prioridades e a pré-Chamada de Iniciação Científica. 

“As áreas de Ciências Humanas e Sociais são prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento sustentável e equilibrado da ciência no Brasil e no mundo e rechaçamos qualquer movimento no sentido de reduzir os poucos recursos de que já dispõem para dar prosseguimento às suas pesquisas e à formação de pesquisadores que nelas ocorrem”, afirma a carta assinada pelos pesquisadores com produtividade em pesquisa da área da educação.

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) assinou outras cartas e documentos da SBPC nas últimas semanas. Outras entidades, como o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) e a Nova Frente Rio, vêm se manifestando. 

Leia a carta na íntegra:

Ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Sr. Marcos Cesar Pontes

Ao Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq -, Prof. Dr. Evaldo Ferreira Vilela

Como membros dos Comitês de Assessoramento das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas junto ao CNPq, vimos solicitar a manutenção do financiamento das referidas áreas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq.
Tal solicitação se faz em razão da divulgação recente (23 de abril de 2020) de pré-chamada de Bolsas de Iniciação Científica (IC) para Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e Instituições de Ensino Superior (IESs), públicas e privadas, na qual há previsão de atendimento exclusivo das áreas de Tecnologia prioritárias do MCTIC. Ainda que as áreas de Humanidades e Ciências Sociais, sem dúvida, possam contribuir para o desenvolvimento das referidas áreas prioritárias e venham a fazê-lo, há um enorme conjunto de estudos e linhas relevantes atualmente em desenvolvimento que precisam continuar sendo financiadas. Entendemos que o MCTIC e o CNPq desejem fomentar as áreas tecnológicas prioritárias, mas julgamos que isso não pode se fazer em detrimento de outros temas de pesquisa tão relevantes quanto as áreas prioritárias.
Por isso, reivindicamos a manutenção de Programa de Bolsas para Iniciação Científica 2020/2021 que atenda a todas as áreas, guiado exclusivamente pela qualidade e relevância dos projetos para as áreas em que se inserem. Ressaltamos, ainda, que as áreas de Ciências Humanas e Sociais são prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento sustentável e equilibrado da ciência no Brasil e no mundo e rechaçamos qualquer movimento no sentido de reduzir os poucos recursos de que já dispõem para dar prosseguimento às suas pesquisas e à formação de pesquisadores que nelas ocorrem.

Atenciosamente,
Comitê Assessor de Educação
Bolsistas de Produtividade em Pesquisa – CA Educação
Comitê Assessor de História
Comitê Assessor de Artes
Comitê Assessor de Filosofia
Comitê Assessor de Sociologia
Comitê Assessor de Letras e Linguística
Comitê Assessor de Informação e Museologia
Comitê Assessor de Psicologia e Serviço Social

Acesse o arquivo em PDF.

Fonte: ANPEd