Combate à Covid-19: UFSC tem 129 projetos de pesquisa cadastrados

Levantamento da Andifes mapeou mais de 800 pesquisas sobre coronavírus em andamento nas instituições federais de ensino

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), entidade representativa da qual a UFSC faz parte, anunciou, nesta segunda-feira (11), em uma coletiva de imprensa, os números do combate à Covid-19 nas Universidades e Institutos Federais. 

O reitor da UFSC Ubaldo Cesar Balthazar, destacou a importância dessa divulgação. “É importante que a sociedade tenha acesso a esses números, que veja o quanto estamos trabalhando, apesar das suspensões de aulas nas instituições. As universidades públicas estão mobilizadas e trabalhando diuturnamente em pesquisas, ações de extensão e assistência à população. Não somos só ensino, conjugamos sempre ensino, pesquisa e extensão, em um compromisso com a qualidade, com a sociedade de forma inclusiva”, ressalta. “Tenho muito orgulho do trabalho que a UFSC vem fazendo”.

O presidente da Andifes, reitor João Carlos Salles Pires da Silva (UFBA) salientou a importância das ações apresentadas e lembrou o quanto poderia ser melhor se as instituições tivessem orçamento adequado e condições “normais”,  nos últimos anos. “O papel das universidades e institutos federais é essencial no combate ao obscurantismo, na disposição por oferecer respostas robustas, significativas.” 

A UFSC tem 129 projetos de pesquisa cadastrados com a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq). Foram submetidos ao edital do Ministério Público do Trabalho (MPT) 70 projetos, no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), 32; no edital MCTI, 2. Estão aprovados 18 projetos e em andamento, sete projetos.

Dentre eles, estão aprovadas e em andamento pesquisas sobre o mapeamento da pandemia; silenciamento genético de codificadores de proteínas estruturais do vírus SARS-CoV-2; desenvolvimento de kit diagnóstico para Covid-19; modelos matemáticos; atendimento dos profissionais de saúde; fake news; trabalho em home office; pacientes em UTI; medidas de segurança; desenvolvimento de aplicativos; estratégias não farmacológicas para a contenção do novo Coronavírus; identificação de vírus e suas mutações e dispersões; impactos psicossociais da pandemia; entre outros. 

Mais de 100 propostas de pesquisas aguardam aprovação de editais, e, dentre elas, o mapeamento do SARS-CoV-2 em ecossistemas de água marinha, salobra e água doce; uma nova abordagem terapêutica usando a genética para diminuir a replicação do vírus, entre outras. 

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) informa que já existem 22 projetos cadastrados com relação à Covid-19. Entre eles, iniciativas sobre aleitamento materno e Covid-19 no HU/UFSC; a confiabilidade da Tecnologia em Saúde em processos de triagem de pacientes com suspeita de Covid-19; as divulgações científicas para a sociedade; os respiradores artificiais; as queimaduras por álcool no Brasil durante a pandemia; a atualização em Enfermagem no trato com pacientes de Covid-19; entre outros.

Leia na íntegra: Notícias UFSC