SC registra seis novas mortes por coronavírus e tem 5,4 mil casos confirmados

Até agora, 91 pessoas morreram vítimas da doença em Santa Catarina

Santa Catarina registrou seis novas mortes por coronavírus em 24 horas, segundo atualização do governo do Estado no início da noite desta terça-feira (19). Os óbitos ocorreram em Joinville, no Norte catarinense; em Navegantes, no Vale do Itajaí; em Chapecó e Concórdia, no Oeste; e em Urussanga, no Sul do estado. Até agora, segundo contagem do governo estadual, 91 pessoas que residem em municípios catarinenses perderam a vida vítimas da covid-19.

Desde o início da pandemia no estado, 5.413 pessoas já foram contaminadas. Em relação ao dia anterior, segunda-feira, 238 novos pacientes foram diagnosticados com covid-19 em Santa Catarina. 

O número de pacientes recuperados, segundo o Estado, chega a 3.072. As informações foram atualizadas em transmissão ao vivo pelo secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, que aproveitou o espaço para criticar, mais uma vez, a queda no índice de isolamento social.

As vítimas

Em Joinville, as mortes incluídas na conta mais recentemente são de uma mulher de 89 anos e de um homem de 76. Em Navegantes, a morte foi de uma mulher de 46 anos. Em Chapecó e Concórdia, morreram uma mulher de 81 anos e um homem de 83, respectivamente. E em Urussanga, a vítima é um homem de 47 anos. Todos eles tinham comorbidades. 

Embora tenham sido contabilizadas apenas nesta terça-feira, os óbitos ocorreram em datas anteriores. Levantamento da reportagem apurou a vítima de Navegantes morreu há mais de um mês. O óbito ocorreu ainda em 5 de abril, segundo dados da prefeitura municipal, mas a confirmação saiu somente agora. As únicas duas mortes ocorridas nesta semana, das seis divulgadas hoje, são as do Oeste catarinense. 

Em leitos de UTI

Internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão 111 pacientes. Desses, 36 tiveram resultado positivo para a doença e outros 75 ainda são considerados suspeitos, enquanto aguardam resultados dos exames. Do total de pacientes em UTIs, 59 respiram com auxílio de ventilação mecânica.

Segundo Ribeiro, a partir de agora, o Estado passa a divulgar, também, a ocupação total dos leitos de UTI nos hospitais catarinenses. Com isso, a taxa total de ocupação nesta terça-feira é de 57.69% e dentro desse número, 13% se refere a pacientes contaminados ou suspeitos de covid-19. 

O tempo de internação em leitos de UTI segue com uma média “bastante adequada”, ainda segundo o secretário. Os pacientes infectados ficam internados 14.5 dias, em média, calcula o governo estadual. 

Leia na íntegra: NSC Total