Juízes federais rebatem ataque de Weintraub ao STF: “indigno do cargo”

Ajufe diz que manifestações do ministro na reunião de 22 de abril são ‘graves’ e estimulam ‘violência institucional’

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) condenou as declarações alopradas do chefe da Educação, Abraham Weintraub, na reunião ministerial de 22 de abril, quando disse que os “vagabundos do STF” deveriam ser presos.

“Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF. E é isso que me choca… A gente tá conversando com quem a gente tinha que lutar”, disse Weintraub.

Em nota, a Ajufe cham de “indignas” do cargo que o ministro ocupa no Estado. “Tal postura, reprovável e indigna, é incompatível com uma pessoa pública, especialmente alguém ocupando um cargo de tão alta relevância na República. Além disso, a violência contra o exercício independente da função judicial naturaliza ambiente de violência institucional que atinge todos os juízes federais do Brasil”, diz a diretoria da Ajufe.

Em outro trecho, a entidade se solidariza com os ministros do tribunal e criticam a falta de discussão de projetos contra o coronavírus. “São graves ainda as manifestações de ministro de Estado que indicam a utilização do contexto de crise sanitária para aprovação de agendas estranhas à preservação da saúde e vidas da população brasileira”.

Fonte: Veja