“Cabe à reitoria garantir infraestrutura aos alunos no ensino remoto”, diz presidente da Apufsc

Bebeto Marques participou de reunião do Comitê Central de Combate à Pandemia de Covid-19 nesta quarta-feira (10)

Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira (10) pelo Comitê Central de Combate à Pandemia de Covid-19, o presidente da Apufsc, Bebeto Marques, salientou que é responsabilidade da reitoria e do Ministério da Educação (MEC) garantir aos alunos a infraestrutura necessária ao ensino remoto. “Nós professores não podem ser responsabilizados por alunos que não possam frequentar as disciplinas no ensino remoto por falta de Internet ou computador. Como docentes, temos como obrigação ministrar aulas, oferecer o material didático e interagir com os alunos e, para isso, a universidade precisa garantir essas condições ou buscar quem possa fornecer isso”, enfatizou Bebeto.

Ele também alertou que a UFSC não pode permitir que o ensino remoto gere exclusão dos alunos nas salas de aula virtuais por falta de tais condições.

Na reunião de hoje, os Subcomitês Científico e de Infraestrutura e Administração apresentaram relatórios e considerações sobre a fase 1 da retomada de atividades, que será focada no ensino remoto. Até domingo, o Subcomitê  Acadêmico deve compilar os dados dos questionários respondidos pelos alunos sobre as condições de infraestrutura para as aulas não presenciais. Na segunda-feira (15) haverá uma nova reunião virtual de apresentação desses resultados a todos os comitês e subcomitês. Tais dados serão recolhidos pelo comitê assessor, que se reunirá na terça-feira (16).

Na quarta-feira (17) o comitê central se reúne novamente de forma online para avaliar o cenário de dificuldades dos alunos e quais medidas a UFSC vai precisar tomar para oferecer a eles a infraestrutura necessária. No mesmo dia, o comitê central vai avaliar a proposta de resolução do Subcomitê Acadêmico que vai normatizar o retorno do ensino de forma remota. Tal proposta será posteriormente encaminhada também às Câmaras de Ensino (Graduação e Pós- Graduação) para uma resolução única que normatize o retorno das atividades de ensino na modalidade não presencial e estabeleça o calendário acadêmico.

Imprensa Apufsc