Distrito Federal aposta na testagem de professores na volta às aulas

Segundo o secretário de Educação do DF, o retorno às aulas presenciais será gradual, com turmas avançadas e jovens e adultos em primeiro lugar

As aulas presenciais na rede pública de ensino retornarão a partir de 31 de agosto, com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional. O calendário divulgado na última segunda-feira pela Secretaria de Educação destaca que a retomada das atividades será de forma gradual. Em entrevista ao CB.Poder, uma parceria do Correio com a TV Brasília, ontem, o secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, afirmou que o cronograma é uma forma de retorno seguro, tanto para os alunos, quanto para os profissionais da educação. “Vamos preservar, acima de tudo, a vida e a saúde das pessoas. Depois, a preocupação serão os conteúdos”, disse.

A ideia de iniciar o calendário com o retorno das aulas para jovens e adultos é a facilidade para seguir os protocolos de segurança, como uso de máscaras, distanciamento e higienização. Aos poucos, as demais faixas etárias voltam às atividades. “Vamos começar com aquele aluno que a gente acha estar mais capacitado para retornar primeiro. A cada semana vamos retomar um segmento, até chegar na totalidade de alunos do DF”, explicou Leandro Cruz.

Para receber os estudantes, as escolas terão que seguir uma série de orientações, como manter o distanciamento dentro da sala de aula. O secretário conta que 100% das cadeiras continuarão nas salas, para facilitar a distância entre os estudantes. “Vai ser um obstáculo físico para garantir o distanciamento”, destacou. Além disso, em parceria com o BRB, serão distribuídas 1,6 milhão de máscaras nas escolas públicas. Leandro Cruz falou ainda sobre a volta às aulas da rede privada de ensino, prevista para o dia 27, a polêmica da licitação da merenda escolar e a convocação de novos profissionais da educação.

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem segurança para planejar o retorno das escolas, sem colocar em risco a vida dos alunos?

Preservaremos, acima de tudo, a vida e a saúde das pessoas. Depois vamos ter a preocupação com o conteúdo pedagógico. Esse é o nosso maior desafio. Faremos tudo de forma gradual e na velocidade necessária para que seja feito com segurança. Retornaremos primeiro com a testagem dos professores, depois com toda preparação e o ensaio dos protocolos, em seguida, a retomada da aula presencial com o aluno.

Começar com os alunos mais velhos e de classes avançadas é para garantir a segurança?

O aluno mais velho é mais fácil educar sobre a utilização e manutenção da máscara, higienização. Vamos começar com aquele aluno que a gente acha estar mais capacitado para retornar primeiro. A cada semana, vamos retomar um segmento até chegar na totalidade de alunos do DF.

Confira a entrevista: Correio Braziliense