Projeto quer agilizar revalidação de diplomas estrangeiros para ajudar no combate à pandemia

Proposta busca reduzir o prazo de validação de diplomas de ensino superior e pós-graduação no Brasil

Uma proposta apresentada pelo senador Dário Berger (MDB) tenta reduzir o tempo de espera pela revalidação de diplomas de ensino superior e pós-graduação no Brasil, para estudantes estrangeiros ou brasileiros que estudaram no exterior. O projeto reflete especialmente no aumento do número de médicos disponíveis no país durante a pandemia.

A ideia é reduzir o prazo, que hoje é de até 180 dias, para de 30 a, no máximo, 90 dias – dependendo do tipo de processo. A revalidação mais rápida, de acordo com a proposta, é válida para profissionais que se formarem em um lista de instituições que são reconhecidas internacionalmente.

O governo estabelecerá quais são as universidades reconhecidas ao redor do mundo, que terão tramitação mais rápida. Na semana passada, o governo federal se manifestou favorável à proposta.

O senador acredita que essa simplificação estimulará o retorno de brasileiros que estudaram fora, e a vinda de estrangeiros ao país com qualificação acadêmica e profissional. A falta de médicos e outros profissionais da saúde é um dos principais problemas enfrentados durante a pandemia no Brasil – e impede a disponibilidade de novos leitos de UTI, por exemplo, por falta de mão-de-obra para operá-los.

Fonte: NSC