Enquanto país registra queda na taxa de letalidade por coronavírus, SC tem alta pelo 17º dia consecutivo

Mesmo com o aumento na taxa de letalidade por coronavírus, SC ainda é o Estado com menor índice do país

Enquanto a taxa de letalidade brasileira por coronavírus apresenta nova redução, ao chegar a 3,59%, Santa Catarina segue no sentido inverso: nesta segunda-feira, 27, o índice de mortes pela infecção esteve em 1,32%, segundo dados do governo estadual. E o aumento ocorre gradualmente desde 10 de julho, quando o Estado catarinense esteve no patamar mais baixo durante a pandemia, com índice de 1,14%.

Mesmo assim, Santa Catarina segue em primeiro no ranking nacional, mantendo a taxa mais baixa de letalidade entre os estados brasileiros. Em segundo, em percentual de casos confirmados que foram a óbito, está o Distrito Federal, com 1,36% e em terceiro, o Mato Grosso do Sul, com 1,46%. Os dados foram obtidos através do Ministério da Saúde.

Ex-diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde e pesquisador da Fiocruz, Julio Henrique Croda esclareceu à reportagem que a baixa taxa de letalidade de SC está diretamente ligada ao número alto de testes de coronavírus realizados no Estado, porém, a tendência é de aumento no índice ainda no início de agosto.

Em 26 de julho, SC registrou taxa de letalidade de coronavírus de 3,86%, a pior já registrada. Na época, no entanto, o Estado ainda não tinha testes massivos na maioria das cidades – os exames era feitos somente em casos mais graves.

Agora, por sua vez, apesar de divulgar uma média de 1,6 mil novos casos da infecção diariamente, a taxa de letalidade também subiu devido ao alto número de mortes. Ou seja, mesmo com a testagem em massa, o que contribui para reduzir o índice de letalidade, o número de mortes é muito maior: a média diária de óbitos de julho está em 20,3. 

Somente nesta segunda-feira, 27, o Estado divulgou 18 novos óbitos, o que eleva o total de mortes para 924. Há mais de 70 mil casos confirmados.

Leia na íntegra: NSC Total