SC tem 96 novas mortes por coronavírus e total de óbitos passa de 1,5 mil

Taxa de ocupação em leitos de UTI pelo SUS continua acima de 80% em SC

Santa Catarina registrou 96 novas mortes por coronavírus nesta segunda-feira, 10, o número mais alto divulgado em um único boletim desde o início da pandemia. As mortes ocorreram entre os meses de abril e agosto, mas foram confirmadas somente após análise do Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen-SC), que ainda tem 4.639 exames para verificação. Com as novas notificações, o Estado soma 1.541 óbitos por complicações da doença. 

Além disso, outros 993 casos foram confirmados, o que eleva o total de infectados em SC para 106,9 mil. Ainda estão ativos e em acompanhamento, 10.827 pacientes. Entre os 295 municípios catarinenses, somente dois seguem imunes ao contágio do vírus: Urupema, cidade turística da Serra catarinense e Barra Bonita, município situado no Oeste do Estado. 

A maior quantidade de pacientes contaminados pelo vírus está em Joinville, que contabiliza 8.973 casos. Na sequência, aparecem Blumenau (6.260), Balneário Camboriú (4.899), Florianópolis (4.697), Chapecó (4.440), Itajaí (4.013), Criciúma (3.311), Brusque (3.306), São José (3.124) e Palhoça (2.972).

Leitos de UTI

Mesmo com o aumento de vagas, a taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina segue acima de 80%. O Estado está com 1.140 leitos ocupados por pacientes em tratamento de coronavírus, demais enfermidades e acidentados. Somente com confirmação ou suspeita de coronavírus são 520 pessoas hospitalizadas e com quadro de saúde agravado. 

Mudança na divulgação dos dados

Devido ao aumento do número de óbitos, a Secretaria de Estado de Saúde mudou o formato de divulgação dos dados. Dessa forma, os detalhes individuais das vítimas mortas por covid-19 como, gênero, idade, município e registro de comorbidades não serão mais informados em relatórios diários do Estado, a partir de hoje. 

A reportagem do Diário Catarinense, no entanto, continua com o levantamento e a divulgação de todos os casos, assim como a atualização diária do Painel do Coronavírus.

Fonte: NSC Notícias