Ministro da Educação anuncia apoio a aumento de verbas do Fundeb durante inauguração em SP

Ministro Milton Ribeiro participou da inauguração da Escola Municipal ‘Nilton Ribeiro’, em São Vicente, no litoral paulista, nesta quinta-feira, 13

A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 13, a Escola Municipal ‘Nilton Ribeiro’, no bairro Japuí. O nome da unidade é uma homenagem ao pai do ministro da Educação, Milton Ribeiro, presente na solenidade.

Durante a inauguração, o ministro declarou que vai apoiar o projeto que prevê o aumento de verbas ao Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre 2021 e 2026, que deverá ser votado pelo Senado.

Os recursos do fundo incluem 20% da arrecadação de impostos estaduais, como ICMS e IPVA, e são utilizados para o financiamento da Educação Básica. Com a proposta, já aprovada pelo Congresso, o Governo Federal começará a contribuir com 12% em 2021, com aumento anual de até 23% em 2026.

Além do apoio ao aumento das verbas, Milton Ribeiro também reforçou que será criada uma lei que prevê sanções mais severas para casos de desvio de recursos destinados à Educação no país. O ministro apontou, ainda, que apoiará a implementação de uma escola militar na Baixada Santista. O projeto para a unidade foi apresentado pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PSL-SP), na última quarta-feira, 12.

Leia na íntegra: G1