Udesc avalia vestibular de verão para início de 2021

Seleção pode ocorrer entre janeiro e março; comissão também avaliará sobre realização de provas presenciais ou não

O vestibular de verão da Universidade do Estado de Santa Catarina poderá ser realizado entre janeiro e início de março de 2021. As datas começarão a ser analisadas por uma comissão a partir de outubro, quando o segundo semestre letivo começar na instituição – a volta às aulas não presenciais na Udesc ocorreram no dia 22 de junho, após as atividades serem suspensas em meados de março com a pandemia de coronavírus. A informação foi repassada pelo vice-reitor Luiz Coelho, em entrevista à CBN Diário. 

Uma das questões que ainda causa dúvidas para fechar as resoluções do próximo concurso é a situação da covid-19 até lá. Se a realização de provas presenciais ainda não for possível, a universidade deverá manter um modelo similar ao do vestibular de inverno deste ano, que não cobrou taxa de inscrição e teve aproximadamente 8 mil inscritos. Os critérios usados na seleção foram a nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a média final do vestibular da Udesc e a média final geral de conclusão do ensino médio. 

— A preferência seria realmente uma prova. É o modelo clássico de vestibular — declarou o vice-reitor. 

Esse pacote de decisões tem a expectativa de sair até o final do próximo mês, até para se ter uma ideia melhor sobre o cenário da situação do coronavírus. As definições apontadas pela comissão serão encaminhadas ao reitor Dilmar Baretta, que ficará responsável pelas respostas finais a respeito desse tema. 

— Pelo cronograma atual da graduação, o segundo semestre termina em meados de março do ano que vem. Então, nós podemos um pouco mais ainda para ver se a pandemia vai permitir ao governo “liberar as aglomerações” — declarou Luiz Coelho, deixando claro que ainda se tratam de possibilidades a serem avaliadas. 

Outra proposta que deverá ser debatida é para que a taxa de inscrição não seja cobrada de alunos que estudaram em escola pública, e se essa isenção valerá para o candidato que cursou durante todo o período ou apenas uma parte. Se for aceito, o item fará parte dos editais dos vestibulares da Udesc quando as provas presenciais voltarem a ser realizadas. 

A primeira chamada dos alunos aprovados no vestibular de inverno 2019 da universidade estadual catarinense está marcada para o dia 28 de setembro. 

Ouça a entrevista com o vice-reitor da Udesc, Luiz Coelho, através deste link

Fonte: NSC