Veja como foi o debate entre as chapas candidatas à diretoria do sindicato

Debate entre as chapas – Eleição da Diretoria (Gestão 2020-2022)

Acompanhe o debate entre as duas chapas candidatas à diretoria da Apufsc para o período de 2020 a 2022. A Chapa 1 (Avançar nas Lutas) é representada pelo professor Carlos Alberto Marques, candidato a presidente. A Chapa 2 (Ação Sindical) é representada pelo professor Carlos W. Mussi, também candidato à presidência do sindicato.

Posted by Apufsc-Sindical on Monday, September 28, 2020

O debate entre chapas que concorrem à diretoria da Apufsc (gestão 2020-2022) foi realizado nesta segunda-feira, às 17h, com transmissão ao vivo pela página do sindicato no Facebook e duração de 1h40. Se você perdeu ou quer rever, clique aqui para assistir.

A realização de um debate eleitoral foi deliberada pelo Conselho de Representantes na reunião do dia 21 de julho.

De acordo com as regras definidas pela Comissão Eleitoral, cada chapa poderia indicar um representante para participar do debate. A Chapa 1 (Avançar nas Lutas) foi representada pelo professor Carlos Alberto Marques, candidato a presidente. A Chapa 2 (Ação Sindical) foi representada pelo professor Carlos Wolowski Mussi, também candidato à presidência. A mediação foi feita pela jornalista Giovana Perine.

O debate foi dividido em cinco blocos. O primeiro foi de apresentação das regras. No segundo, os candidatos puderam se apresentar e expor suas propostas. No 3º bloco, os dois candidatos fizeram perguntas um para o outro sobre temas que foram sorteados: Reforma Administrativa, Articulação Política, Defesa da Autonomia Universitária e Carreira Docente. No quarto bloco, os professores responderam a perguntas que foram enviadas pelos filiados. E, no último, fizeram suas considerações finais.

Entre os dias 24 e 28 de setembro, os filiados enviaram um total de 50 perguntas, por meio de um formulário disponível no site do sindicato. Foram sorteadas três perguntas, que foram respondidas por cada um dos candidatos no quarto bloco.

As outras 47 perguntas que foram enviadas – e não foram sorteadas para o debate – serão repassadas para as Chapas. E as chapas vão se responsabilizar por respondê-las e divulgá-las aos filiados.

Confira as regras do debate definidas pela Comissão Eleitoral

1. Da realização do debate

O debate será realizado remotamente, com áudio e vídeo disponíveis, ao vivo, no dia 28 de setembro, às 17 horas. 

As equipes de Imprensa e de TI da Apufsc se encarregarão de criar as condições  necessárias para a sua realização e de divulgar o link para a conexão dos participantes.  

Em caso de queda das conexões dos participantes, os substitutos indicados previamente por cada chapa podem continuar imediatamente a fala interrompida. 

O debate será gravado integralmente e a gravação ficará à disposição da comunidade nos canais de comunicação da Apufsc.

O debate será realizado por meio da plataforma Zoom e transmitido publicamente em tempo real via streaming.

O debate deverá ser pautado pelo respeito, pela disciplina, ética e decoro acadêmico, pela tolerância e pela total isonomia entre as chapas.

O Presidente da Comissão Eleitoral poderá intervir na condução dos trabalhos, cassar a palavra, suspender o debate se não for atendido o que está estabelecido nas regras, além de fazer outros encaminhamentos que julgar apropriados 

O moderador controlará o tempo permitido para perguntas e respostas. 

Duas horas antes do debate, a comissão eleitoral fará um sorteio para definir a ordem de participação dos candidatos 

O debate terá duração de até duas horas e será dividido em 5 (cinco) blocos, assegurando-se aos candidatos tempos iguais em cada bloco. Todas as intervenções, para se assegurar tempos iguais aos candidatos, serão devidamente cronometradas de forma visível à comunidade no ato da transmissão.

Respostas que atacarem pessoas ou chapas poderão justificar direito de resposta, conforme análise da Comissão Eleitoral.  

2. Da Estrutura do Debate 

1º BLOCO: Apresentação do debate (5  minutos) 
  • Cinco minutos para o mediador apresentar os participantes e as regras gerais do debate  
2º BLOCO: Apresentação dos candidatos e de suas propostas (10 minutos) 
  • Cada candidato terá 5 minutos para se apresentar e apresentar suas propostas para a categoria 
  • O tempo será controlado pelo mediador. Faltando 30 segundos para o encerramento do tempo, o mediador informará o candidato. 
3º BLOCO: Perguntas entre os candidatos (45 minutos) 
  • Cada candidato poderá formular duas perguntas, com base em temas sorteados antecipadamente (Articulação Política, Carreira Docente, Defesa da Autonomia Universitária, Filiação Nacional, Gestão do Sindicato, Reforma Administrativa, )
  • A terceira pergunta deste bloco é livre. 
  • Os tempos serão os seguintes: 1 minuto para formulação da pergunta, 4 minutos para resposta, 1:30 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica 
4 º BLOCO: Perguntas dos filiados (24 minutos) 
  • Serão sorteadas três perguntas feitas pelos filiados da Apufsc nos canais de comunicação do sindicato. 
  • As mesmas perguntas serão dirigidas aos dois candidatos . 
  • O tempo de cada resposta é de 3 minutos por candidato 
5º Bloco: Considerações finais (6 minutos)

Cada candidato terá três minutos para suas considerações finais 

Segue a mesma ordem em relação à apresentação inicial para que a última pessoa a se manifestar não seja a mesma que abriu o debate 

3. Sobre as perguntas dos filiados 

  • Os filiados poderão fazer perguntas por meio de formulário online disponibilizado no site da Apufsc ou por email ([email protected]) até as 12h do dia 28 de setembro
  • Os formulários deverão ser preenchidos com nome completo e Centro de Ensino 
  • A pergunta deve ser objetiva e concisa 
  • Perguntas enviadas fora do prazo não serão consideradas. 
  • A comissão Eleitoral vai selecionar as questões segundo os seguintes critérios: deve ser feita por filiado (a) à Apufsc e estar devidamente identificada 
  • Perguntas ofensivas ou que não estejam dentro das normas e anseios da civilidade esperados serão desconsideradas 
  • Também serão descartadas perguntas com ataques pessoais, ou que não tenham o claro propósito de contribuir para a melhoria da gestão da Apufsc, ou ainda perguntas que impliquem em favorecimento ou desfavorecimento a alguma das candidaturas 
  • Em caso de sorteio de perguntas semelhantes às já respondidas, um novo sorteio deverá ser realizado.
  • Após o debate, todas as perguntas formuladas e não respondidas serão entregues às candidaturas.

Imprensa Apufsc