Servidores da UFSC em grupo de risco recebem contatos de assistentes sociais

Ação chamada “Busca Ativa” identificou três grandes demandas nas respostas: dificuldades na conciliação do trabalho e filhos, agravamento da saúde mental e sobrecarga

A Divisão de Serviço Social: Atenção ao Servidor (DISS/DAS/Prodegesp) da UFSC realiza, desde o mês de abril, uma ação denominada “Busca Ativa” dos servidores que se enquadram nos critérios do Painel do Grupo de Risco da UFSC em relação ao coronavírus. De abril a julho, as assistente sociais realizaram contato, por telefone ou por e-mail, com um total de 1.917 servidores nos cinco campi da instituição. Destes, 623 servidores atenderam as ligações ou responderam voluntariamente aos e-mails enviados.

Nos retornos, foram evidenciadas três grandes demandas: dificuldade na conciliação das exigências do trabalho remoto com as necessidades dos filhos, referida por 129 servidores; questões de saúde mental, agravadas ou apresentadas em virtude das restrições da pandemia, referida por 105 servidores; e, sobrecarga de trabalho, referida por 68 servidores.

Desses servidores, 76 foram orientados pela equipe a procurarem atendimento psicológico online, oferecido pela Psicologia/DAS/Prodegesp e outros serviços disponíveis na rede, sendo que a maioria (61,84%) pertencia ao grupo com filhos de 0 a 12 anos. Na atividade desenvolvida pela DISS, foi observado que o trabalho remoto se mostrou desafiador para muitos, em especial para as pessoas com filhos de 0 a 12 anos, que precisaram equilibrar as exigências do trabalho, as demandas domésticas e os cuidados e acompanhamento aos filhos. Além disso, outra questão evidenciada por esta atividade, foi o quanto a pandemia tem afetado a saúde mental dos servidores.

Os 1.917 servidores contactados foram divididos conforme o grupo de risco: 698 com filhos em idade entre 0 e 12 anos; 602 com 60 anos ou mais; 357 com imunodeficiência ou portadores de doenças crônicas/graves; 100 que coabitavam com pessoas com 60 anos ou mais; 51 gestantes; 49 servidores do grupo de risco HU; 31 que coabitavam com imunodeficientes ou portadores de doenças crônicas/graves; 11 servidores com deficiência; 8 que coabitavam com lactantes; 7 que coabitavam com gestantes e 3 que coabitavam com pessoa com deficiência.

“Este projeto tem possibilitado um importante espaço de acolhida e orientação aos servidores, que frequentemente respondiam com agradecimentos, elogios à iniciativa e reconhecimento da importância da ação”, destaca a chefe do setor, Tuany Lohn Cardoso. Tuany salienta que, muitas vezes, o contato serviu como um canal para que os servidores pudessem trazer queixas, dificuldades e sofrimentos.

Atendimento

Os critérios do Painel do Grupo de Risco da UFSC são definidos em legislações específicas, disponíveis no site prodegespcoronavirus.ufsc.br. A equipe da Divisão de Serviço Social da Prodegesp está disponível para o acolhimento dos servidores da UFSC e pode ser acessada pelo e-mail [email protected].

Os atendimentos on-line oferecem um espaço de apoio e informação, com esclarecimentos sobre serviços, direitos e rede de atendimento.

Mais informações:
prodegespcoronavirus.ufsc.br
[email protected]

Fonte: Agecom