Começa na próxima segunda, 5 de outubro, a 72ª Reunião Anual da SBPC; Confira a programação

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, o segundo ciclo da versão virtual do evento será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube

programação científica do mês de outubro da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC já está disponível para consulta. O segundo ciclo do evento acontece de 5 a 10 de outubro e contará com a participação de cientistas importantes de todas as áreas do conhecimento. As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal do YouTube e compartilhadas nas redes sociais da entidade (@SBPCnet).

Neste segundo ciclo, a SBPC e sociedades afiliadas organizaram para a programação científica 19 sessões, sendo sete conferências, seis painéis e seis mesas-redondas. Os destaques da programação ficam com as atividades de grandes prêmios científicos.

No dia 5, a Fundação Péter Murányi realiza o painel “Prêmio Péter Murányi 2020 Alimentação” com a vencedora da edição –  Vanessa Bueno Moreira Javera Castanheira Néia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e os outros dois finalistas, Carolina C. C. da C. Silva Grehs, nutricionista pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), e André Rodrigues dos Reis, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

No dia 6 de outubro, Carlos Henrique Fioravanti, editor especial da revista Pesquisa Fapesp e ganhador do 40° edição do prêmio Prêmio José Reis de Divulgação Científica, do CNPq, fará a conferência “Em que o jornalismo científico poderia melhorar?”.

No dia 8, a SBPC convida a cientista vencedora do 1º Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher”, a professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, para proferir conferência sobre sua trajetória científica.

As sociedades afiliadas à SBPC realizarão mesas-redondas com temas diversos, como “A genética e o câncer” (SBG), “O profissional de matemática aplicada para o século 21: o que aprender?” (SBMAC), “Etnomusiocologia contemporânea no Brasil: Reflexões sonoras contra o paradigma colonial” (Abet), “Meninas na ciência” (SBF), “Mulheres, corpos e ciência com desenvolvimento sustentável no século XXI” (CBCE), “A Força da interprofissionalidade em saúde no enfrentamento da pandemia” (ABEn).

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além da programação científica, a Reunião Anual da SBPC conta com Sessão de Pôsteres, atividades da SBPC Jovem e Família, com atrações para todas as idades, e a SBPC Cultural, que encerra todos os dias as atividades científicas com apresentações artísticas, como música e teatro, sempre às 19h30.

O link das transmissões pode ser conferido aqui.

WEBMinicursos: atenção aos prazos!

Os interessados em participar dos WEBMinicursos do segundo ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC que serão realizados na primeira semana de outubro têm até a próxima segunda-feira, dia 5, para se inscreverem.

A programação conta com atividades como, por exemplo, “Mediação em práticas educativas em museus de C&T”, “Criando experimentos para o estudo da linguagem”, “Hormônios e comportamento” e “Uso de jogos didáticos no ensino de parasitologia”. Veja aqui a lista completa.

Os WEBMinicursos são compostos por 6h de videoaulas gravadas disponibilizadas pela plataforma Zoom e uma live 2h de duração, totalizando a carga horária de 8h.

Os WEBMinicursos também serão ofertados todos os meses, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo.

Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/

Fonte: Jornal da Ciência