Enade: 28 de 29 cursos da UFSC obtiveram notas 4 ou 5

Onze cursos de graduação avaliados consquistaram o conceito máximo

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) obteve uma boa avaliação no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), cujos resultados foram divulgados nesta terça-feira, 20 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos 29 cursos de graduação da UFSC avaliados nesta edição, 28 obtiveram conceito 4 ou 5, os mais altos. Vários cursos conseguiram manter o conceito máximo desde a última avaliação e alguns alcançaram notas mais altas.

“Mais uma vez, nossa instituição demonstra as razões de estar entre as mais bem avaliadas.  Mesmo com tantas ameaças,  contestações e cortes, as universidades públicas superam tantos desafios pela resistência de seus estudantes, técnicos e docentes”, disse o reitor Ubaldo Cesar Balthazar. De modo geral, as instituições públicas federais de ensino superior tiveram uma avaliação positiva: dos 510 cursos de graduação que receberam a nota máxima (5) no Conceito Enade, 67% são de universidades federais.

Nesta edição do Enade (2019) foram avaliados cursos de graduação nas áreas de engenharias, ciências agrárias e da saúde. A UFSC obteve conceito 5 em 11 cursos (Engenharia de Controle e Automação (Blumenau); Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção Civil; Engenharia de Produção Elétrica; Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Farmácia e Nutrição) e nota 4 em outros 17 cursos de graduação. “O resultado do Enade representa a dedicação de docentes e técnicos na formação de excelência dos estudantes, em cada um dos cursos avaliados. A UFSC parabeniza todos os participantes, entendendo a importância da avaliação na promoção da educação pública e de qualidade”, avalia o pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa.

Em comparação com avaliações anteriores (de 2016 ou 2017), seis cursos conseguiram uma nota mais alta e outros 14 mantiveram o conceito – entre eles sete cursos sustentaram a nota máxima (Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica).

O rendimento dos estudantes de graduação, ingressantes e concluintes é avaliado anualmente e o de cada curso a cada três anos. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. O Enade objetiva mensurar os conhecimentos, as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes ao longo da graduação. Levando em consideração seu desempenho nas provas, os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5. O conceito 3 reúne a maior parte dos cursos, enquanto aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria, recebem 4 ou 5.

Os Conceitos e Relatórios Enade por Curso da UFSC podem ser verificados no site http://dpgi.seplan.ufsc.br/enade/.

Fonte: Agecom