Sindicato retoma três Grupos de Trabalho e propõe criação de outros dois

GTs vão tratar dos temas: reforma administrativa, financiamento das universidades, planos de saúde, diversidades e dados da pesquisa “Perfil da Docência”; veja como participar

A Apufsc-Sindical vai retomar as atividades de três grupos de trabalho que estavam suspensos. Cada coletivo de docentes vai se aprofundar nos temas “reforma administrativa”, “planos de saúde” e “financiamento das universidades e C&T”. Além disso, será proposta ao Conselho de Representantes a criação de outros dois grupos de trabalho: um sobre diversidades, e outro sobre os dados obtidos com a pesquisa “Perfil da Docência na UFSC”.

Professores interessados em integrar os grupos de trabalho devem encaminhar um e-mail para [email protected] informando nome, telefone celular e de qual GT deseja participar.

Sobre os GTs

Ao recém-criado GT da Reforma Administrativa caberá fazer campanhas de esclarecimento sobre a reforma nos centros de ensino, buscar articulações com a comunidade universitária e com a própria sociedade, chamar parlamentares catarinenses para uma audiência pública ou para uma reunião com a diretoria e, ainda montar um calendário de lutas.

A reativação do GT sobre financiamento das universidades e C&T visa debater e propor iniciativas na defesa do orçamento para a educação e ciência em 2021, levando em conta o corte apresentado pelo governo federal que reduz em quase R$ 1 bilhão o financiamento das federais. Já o grupo de trabalho responsável pelo plano de saúde irá discutir e apresentar a possibilidade de um plano de auto-gestão para os filiados ao sindicato.

Quanto aos dois novos grupos, o GT sobre diversidades deverá considerar a complexidade da identidade docente e as variadas políticas de tratamento e condições de trabalho que resultam dela. A equipe terá como objetivo debater o tema junto à comunidade universitária, colaborando com outros grupos da UFSC que já trabalham nesse sentido.

Enquanto o GT relativo à pesquisa “Perfil da Docência” irá sugerir ações à diretoria do sindicato, a partir dos dados levantados pelo Laboratório da Sociologia do Trabalho (LASTRO) e publicados pela Apufsc na última edição da Revista Plural.

Imprensa Apufsc