Estudantes completam uma semana de ocupação da UFPB em protesto contra novo reitor

Nesta quinta-feira (12), às 21h, os estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) completaram uma semana de ocupação na reitoria da instituição, em João Pessoa. Os alunos protestam contra a nomeação do reitor Valdiney Veloso feita pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 5 de novembro.

Na tarde de 5 de novembro, data da nomeação, a comunidade universitária protestou na instituição contra a ação do presidente de nomear o último colocado da lista tríplice. À noite, alguns estudantes se acorrentaram na reitoria do campus I.

Ao longo desta semana de ocupação, os estudantes divulgaram atividades nas redes sociais como debates, oficinas, atividades culturais e atos de protesto. Na segunda-feira (10), a Justiça determinou a reintegração de posse do campus, mas os estudantes permanecerem e contaram com um advogado para recorrer da decisão.

Na terça-feira (11), os alunos fizeram a posse simbólica de Terezinha Domiciano, professora que venceu a consulta eleitoral em 26 de agosto. Na quarta-feira (12), aconteceu a posse de Valdiney Veloso, que foi recebido com ovos pelos estudantes.

Até a publicação desta matéria, os alunos permaneciam na ocupação, mas há a possibilidade de que a polícia cumpra a reintegração de posse a qualquer momento.

Fonte: G1