Conselho Universitário define formas de seleção do Vestibular 2021

Processo de seleção contará com notas do SiSU, Enem, notas de Vestibulares da UFSC a partir de 2018 e um vestibular tradicional no segundo semestre

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em reunião realizada nesta terça-feira, 8 de dezembro, definiu como será feita a seleção de candidatos às vagas dos cursos de graduação em 2021. O acesso às vagas se dará por diversas formas de seleção: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2017, notas de Vestibulares da UFSC a partir de 2018 e um vestibular tradicional no segundo semestre, em data a ser definida posteriormente.

A partir da decisão do Conselho, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) vai se debruçar agora na elaboração de um cronograma para os processos seletivos, que deve ser divulgado ainda em 2020, além de começar o trabalho de regulamentação e criação das condições técnicas para operacionalizar os processos seletivos.

A proposta foi apresentada em parecer substitutivo do conselheiro Edson Roberto De Pieri e aprovada por ampla maioria. Conforme o parecer, do total de vagas dos cursos de Graduação oferecidas em 2021, 30% serão preenchidas através SiSU, como ocorre tradicionalmente. Dos 70% restantes, a metade das vagas semestrais e a totalidade das vagas anuais serão oferecidas no primeiro semestre, em processos seletivos não presenciais que usarão médias do Enem de 2017 a 2020 (70%) e Vestibulares da UFSC a partir de 2018 (30%). As vagas remanescentes (50% das vagas semestrais), serão ofertadas em um Vestibular presencial a ser realizado pela Coperve, em data a ser definida em função do calendário acadêmico.

O parecer substitutivo foi apreciado pelo CUn depois que dois pareceres elaborados para regulamentar o assunto foram rejeitados na reunião realizada em 4 de dezembro. O relatório original do professor Oscar Bruna-Romero recomendava chancelar uma proposta aprovada anteriormente na Câmara de Ensino de Graduação que previa o preenchimento total das vagas de 2021 através do Sisu (30%) e de médias do Enem a partir de 2009 (70%).

O parecer de vistas do conselheiro Andrey Santiago, representante discente, propunha a adoção de outros critérios de seleção além do Sisu e do Enem, tais como notas de Vestibulares anteriores da UFSC e até mesmo sorteio público de vagas. O parecer do professor De Pieri aproveitou contribuições dos dois documentos anteriores e apresentou como novidade a realização de um vestibular tradicional, no segundo semestre, para preenchimento de parte das vagas.

A professora Maria José Baldessar, presidente da Coperve, procurou tranquilizar o Conselho sobre as condições da Comissão em operacionalizar a proposta que envolve diversos processos seletivos. Ela informou que, em relação ao Enem, a Coperve tem experiência acumulada e expertise tecnológica, já tendo utilizado os resultados do exame no Processo Seletivo 2020.2 e para preenchimento de vagas suplementares para negros. A utilização de provas do Vestibular da UFSC também é factível, exigindo algum desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação. “Gostaria de tranquilizar o Conselho Universitário e agradecer este debate. Essa é uma proposta validada pela comunidade universitária”, afirmou Baldessar.

Repúdio ao racismo
Na mesma sessão, o Conselho Universitário também votou e aprovou uma moção de repúdio ao racismo no contexto universitário. Apresentada por um grupo de conselheiros, a nota de posicionamento do CUn foi aprovada com o voto favorável de 50 conselheiros e apenas um voto contrário.

Como será o ingresso na graduação da UFSC em 2021

• Serão ofertadas 30% do total de vagas de 2021 pelo Sisu;

• Dos 70% restantes, 50% das vagas semestrais e a totalidade das vagas anuais serão oferecidas no primeiro semestre:

  • 70% serão ofertadas usando Enem 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021;
  • 30% serão ofertadas usando resultados dos vestibulares UFSC.

Em relação ao uso das notas dos vestibulares UFSC, serão considerados o número de acertos por disciplina do ano do vestibular escolhido e do peso de cada disciplina determinado pelo Colegiado do Curso. Os vestibulares UFSC a serem considerados são: 2018 e 2018.2, 2019 e 2019.2 e 2020.

As vagas remanescentes, serão ofertadas em processo seletivo a ser realizado pela Coperve nos mesmos moldes do processo seletivo Coperve 2020, em data a ser definida posteriormente.

Fonte: Agecom